Estatuinte UFSM deve ser retomada no mês de agosto SVG: calendario Publicada em 12/07/17 16h25m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/07/17 16h26m
SVG: views 1727 Visualizações

Presidente do Congresso cogita retomada das plenárias em 8 de agosto

Alt da imagem
Quórum das plenárias é uma dificuldade que terá que ser enfrentada

As plenárias do Congresso Estatuinte UFSM deverão ser retomadas somente no mês de agosto, após o recesso de julho. A informação é do presidente do Congresso Estatuinte, professor João Batista Dias de Paiva. Em documento encaminhado aos congressistas, Paiva sinalizou uma possível data: 8 de agosto. No mesmo comunicado, o professor ressaltou que, independente das plenárias, as reuniões das comissões temáticas podem ser retomadas a partir da intenção dos próprios grupos.

Os trabalhos do Congresso Estatuinte foram suspensos, oficialmente, no dia 31 de maio. A suspensão ocorreu a pedido dos congressistas, tendo em vista o início oficial do calendário eleitoral de consulta para a reitoria da UFSM. Antes disso, a falta de quórum já havia inviabilizado diversas reuniões plenárias do Congresso Estatuinte ao longo dos primeiros meses de 2017.

Ainda pairam dúvidas sobre se o quórum mínimo para deliberação – 88 delegados (as)- será alcançado quando as plenárias forem retomadas. Contudo, durante o processo de debate na consulta eleitoral, o diretor do CT e candidato a vice da chapa de Paulo Burmann, que também é delegado na Estatuinte, professor Luciano Schuch, já sinalizara que serão propostas alterações no regimento do Congresso Estatuinte.

Em entrevista concedida no “Diálogo com as candidaturas à reitoria da UFSM”, em 13 de junho, e veiculada aqui, Schuch afirmou que era preciso ser mais “pragmático” em relação à condução dos debates do Congresso Estatuinte. Para Schuch, o regimento interno, chamado por ele na entrevista de estatuto, precisaria ser rediscutido quanto ao quórum exigido, pois o número estabelecido estaria impedindo o avanço dos trabalhos, cujo resultado final será um novo Estatuto para a universidade.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias