Notícias

19/07/2017   19/07/2017 18h04 | A+ A- | 219 visualizações

Frente Combativa prepara Seminário para avaliar um ano de atuação

Evento está previsto para ocorrer em agosto e também discutirá perspectivas


Reunião da Frente ocorreu na terça, 18, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm

Desde quando foi criada, em 29 de setembro de 2016, a Frente Combativa em Defesa do Serviço Público tem reunido sindicatos e movimentos sociais da cidade em torno da mobilização contra projetos que retiram direitos dos trabalhadores e da juventude, a exemplo da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto de Gastos - atual Emenda Constitucional 95 –, da Lei das Terceirizações e das contrarreformas Trabalhista e Previdenciária.

Na iminência de completar um ano de sua criação, a Frente realizará um seminário cujo objetivo é avaliar os passos dados até então, sua importância para as manifestações políticas na cidade, bem como os avanços e limitações dessa articulação. Aliado a esse debate, deve haver a discussão sobre as perspectivas que se desenham no horizonte e as possibilidades de luta para o segundo semestre deste ano.

O seminário, previsto para ocorrer no dia 18 de agosto, começou a ser planejado na noite da última terça-feira, 18 de julho, quando a Frente esteve reunida no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Para Caroline Roque, estudante, professora da rede pública estadual e integrante do coletivo Alicerce, a Frente tem propiciado o encontro dos movimentos estudantil e sindical, através de debates horizontais e da forma saudável com que lida com as divergências. “É preciso nos fortalecermos para o segundo semestre”, diz.

Maiores detalhes do Seminário serão discutidos na quarta-feira da próxima semana (26/07), às 18h, também na Sedufsm. Nesse horário a Frente Combativa estará reunida novamente e todos e todas que queiram participar do encontro são bem-vindos (as). Nos próximos dias, então, mais informações sobre o evento serão divulgadas no site da Sedufsm.

Semestre inicia com Jornada de Lutas

Agosto já deve iniciar com movimentações de estudantes e trabalhadores pelo país inteiro. Conforme relatado pelo professor Júlio Quevedo, presidente da Sedufsm, o 62º Conad, ocorrido de 13 a 16 de julho, em Niterói (RJ), apontou uma jornada de lutas para o próximo mês e demarcou a defesa de uma Greve Geral no país, ou, ainda, de uma Greve Geral na Educação.

Além disso, Quevedo também relatou, na reunião da terça, sobre a avaliação positiva realizada pelos(as) delegados(as) presentes ao Conad acerca das Frentes Unificadas e Combativas, responsáveis, em grande parte, pela consecução nas duas Greves Gerais deste ano.

O presidente ainda informou que, como parte integrante desse calendário de lutas para agosto, a Sedufsm promove, no próximo dia 9, a 70ª edição do ‘Cultura na Sedufsm’, que trará o tema “Assédio, resistir é preciso!”. Sobre esse evento, nosso site trará mais informações em breve.

Outra categoria que deve garantir manifestações é a dos técnico-administrativos em educação (TAEs), conforme relato dado por Alcir Martins, base da categoria na UFSM. Ele contou que, no início deste mês, a Fasubra (Federação dos Servidores das Universidades) realizou sua Plenária Nacional e também indicou o mês de agosto como de mobilizações, a começar pela provável data do dia 3 (que pode ser transferida para o dia 2) como Dia Nacional de Lutas em Defesa da Universidade Pública.

Assentamento Madre Terra filia-se à CSP-Conlutas

Durante a reunião da Frente desta terça, 3, o professor estadual Paulo Weller informou que o Assentamento Madre Terra, localizado em São Gabriel, filiou-se à CSP-Conlutas. “É o primeiro trabalho político que a CSP-Conlutas abre no movimento sem-terra do Rio Grande do Sul. Isso mostra a importância da entidade para a reorganização do movimento”, afirma Weller, dirigente da central sindical.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet