Notícias

20/07/2017 | A+ A- | 246 visualizações

Diretoria da Sedufsm se reúne com reitor Paulo Burmann

Ocupação de espaços de divulgação e sede no campus estiveram entre as pautas


Encontro entre reitor e dirigentes sindicais foi o primeiro após reeleição

Na manhã dessa quinta-feira, 20, a diretoria da Sedufsm esteve reunida com o reitor Paulo Burmann. Representada pelo presidente, Júlio Quevedo, pelo tesoureiro-geral, Carlos Pires, e pela primeira suplente, Tatiana Wonsik Recompenza Joseph, a reunião também contou com a presença da relações públicas da Sedufsm, Vilma Ochoa. A pauta principal do encontro tratava do uso de espaços no campus universitário para a colocação de materiais comunicacionais de uma campanha de divulgação da Sedufsm. Esses espaços são definidos e concedidos pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que recomendou que o sindicato buscasse o gabinete do reitor na intenção de discutir uma permissão ampliada. Em resposta à demanda, Burmann salientou que existe uma grande preocupação por parte da reitoria quanto a poluição visual do campus, mas firmou o compromisso de contatar a Proinfra e discutir pessoalmente a reivindicação do sindicato. A campanha em questão irá ao público no início do próximo semestre e fará um resgate da história do sindicato, além de trazer novidades para a categoria.

Cortes orçamentários

Outro tema discutido na reunião dessa quinta-feira tratou da situação orçamentária da UFSM. Conforme lembrou o presidente da Sedufsm, professor Júlio Quevedo, em abril desse ano, em visita à Câmara de Vereadores de Santa Maria, o reitor se mostrou preocupado com os seguidos cortes no orçamento das universidades públicas. Na ocasião, a imprensa deu destaque para a fala do reitor que afirmava que em setembro a UFSM poderia parar por falta de recursos. Nessa quinta, contudo, Burmann tratou de minimizar esse risco. Segundo o reitor, há uma grande preocupação com os cortes e a situação orçamentária, tanto que estimasse um déficit entre R$15 e R$20 milhões ao final do ano, mas não o risco de a universidade parar com suas atividades em decorrência disso.

Sede da Sedufsm no campus

Por fim, a construção da sede da Sedufsm no campus da UFSM em Camobi também esteve entre os assuntos discutidos. Na ocasião o reitor ressaltou que a indefinição da pauta incomoda a gestão, mas que os trâmites burocráticos necessários acabam por demandar lentidão do processo. Burmann adiantou ainda que possivelmente será aberta uma chamada pública e, conforme for o investimento na construção da sede – que ficará a cargo do sindicato – será calculado um período de comodato no uso do espaço. Além disso o reitor destacou que pedirá à assessoria jurídica do gabinete que acompanhe o caso diretamente. Além da Sedufsm outras entidades representativas também terão a possibilidade de construir suas sedes no campus de Camobi.

O encontro entre os dirigentes sindicais e o reitor foi o primeiro após a reeleição de Burmann que, logo ao início da reunião, foi cumprimentado pela vitória eleitoral.

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet