Notícias

24/07/2017   24/07/2017 14h23 | A+ A- | 262 visualizações

Federal de Uberlândia institui cobrança em pós-graduação latu sensu

Sindicato docente considera decisão antidemocrática por não passar por instâncias superiores


UFU: cobrança de taxas em cursos de pós latu sensu não passou pelas instâncias superiores

A Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) voltou a cobrar, no mês de junho, mensalidade nos cursos de pós-graduação latu sensu. A decisão, que não passou pelas instâncias deliberativas da instituição, desrespeita a resolução nº 07/2016 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da universidade, que estabelece normas gerais para a criação, organização e alterações relativas aos cursos de pós-graduação.

Desde 2012, a UFU estava proibida de ofertar cursos devido a irregularidades constatadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado junto ao MPF, permitiu à universidade oferecer esses cursos com taxas de mensalidades, deixando novamente de ser uma instituição totalmente pública.

Segundo Jorgetânia Ferreira, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu - Seção Sindical do ANDES-SN), a comunidade acadêmica da UFU foi surpreendida pela decisão. "Não participamos desta decisão, a Administração não fez a discussão coletiva no interior da universidade. Soubemos da mudança através das propagandas, por meio de outdoors, dentro da UFU, o que só reafirma que a medida já estava sendo orquestrada”, criticou.

A presidente da Adufu SSInd. informou que docentes, técnicos e estudantes irão se reunir, em breve, para discutir ações de enfrentamento contra a medida e em defesa da educação superior pública e 100% gratuita, conforme garante a Constituição Federal. “A UFU está abrindo mão da sua autonomia para favorecer os setores privados. Lamentamos, pois sabemos que isso enfraquece a perspectiva de uma universidade pública, gratuita e democrática e favorece os interesses privatistas da educação”, completou a docente.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Arquivo

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet