Notícias

02/08/2017   02/08/2017 15h25 | A+ A- | 160 visualizações

Seminário do ANDES-SN aborda temas como diversidade sexual, ações afirmativas, mulheres

Evento, que acontece de 24 a 26 de agosto em Pelotas (RS), abrange GT do Sindicato Nacional


A cidade de Pelotas (RS) receberá, entre 24 e 26 de agosto, o Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade (GTPCEGDS) do ANDES-SN. O evento será composto pelo III Seminário Nacional de Mulheres, pelo II Seminário de Diversidade Sexual e pelo III Seminário de Reparação e Ações Afirmativas do Sindicato Nacional. A Sedufsm terá ampla representação participando nos eventos da cidade gaúcha.

 Caroline de Araújo Lima, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTPCEGDS, afirma que os três seminários foram aprovados em Congressos do ANDES-SN, e que são uma demanda da categoria para debater e pensar a carreira e a luta docente, levando em conta questões como o racismo, o machismo e a LGBTfobia dentro das instituições de ensino.

“O espaço da pesquisa ainda é muito masculinizado, heteronormativo e embranquecido. Ou seja, institucionalmente, a educação não reflete a diversidade de nosso povo. Com a política de cotas, que é recente, tivemos a entrada de muitos estudantes negros e negras, mas isso não se refletiu no corpo docente. Temos um número reduzido de professores negros e negras, LGBTs e indígenas”, comenta Caroline.

 “Isso nos deu a tarefa de realizar esses seminários e fazer o enfrentamento político. Por isso vamos debater questões como o feminismo negro, o feminismo trans, as políticas públicas para a população LGBT dentro das instituições de ensino, a política de cotas, o acesso à educação de quilombolas e indígenas entre outros assuntos”, completa a docente, que solicita que todas as seções sindicais envidem esforços para enviar docentes para participar do evento em Pelotas.

O seminário será realizado em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel – Seção Sindical do ANDES-SN). O Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS terá início, em 24 de agosto, com a Conferência de Abertura “Gênero, Raça e Classe: uma discussão interseccional”. Participarão do debate Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, e Cláudia Durans, 2ª vice-presidente do Sindicato Nacional.

 III Seminário Nacional de Mulheres

No mesmo dia, terá lugar a Mesa Redonda “Feminismo Negro e Feminismo Trans”, do III Seminário Nacional de Mulheres, com a presença de Meire Reis, professora da Rede Estadual da Bahia, e Adriana Sales, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Assim como nos seminários subsequentes, após a Mesa Redonda, haverá uma roda de conversa para apontar propostas de encaminhamentos e ações políticas para serem incorporadas na pauta e agenda de lutas do Sindicato Nacional.

II Seminário de Diversidade Sexual

No dia 25 de agosto, será realizada a Mesa Redonda “Políticas Públicas para a população LGBT e o combate à LGBTfobia nas Instituições de Ensino Superior”, do II Seminário de Diversidade Sexual do ANDES-SN, na qual falarão Qelli Rocha , da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Gean Santana, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e Wilson Honório Silva, do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese).

 III Seminário de Reparação e Ações Afirmativas

Já em 26 em de agosto será realizada a Mesa Redonda “Por uma Universidade Pública e Plural: a luta por direitos para a população negra, indígena e quilombola”, com a presença dos debatedores Hertz Dias, do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe, e de Alessandra Gasparotto, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

GTs também se reúnem em Pelotas

No dia 27 de agosto, na sede da Adufpel-SSind, terá lugar a reunião conjunta do GTPCEGDS com os Grupos de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) e de Ciência e Tecnologia (GTC&T). A reunião conjunta é deliberação do 36º Congresso do ANDES-SN, e debaterá “as questões que envolvem a demarcação de terras indígenas, a biodiversidade e a pressão sobre os recursos naturais e energéticos de suas terras, bem como aprofundar a dívida ecológica”. O GTC&T também realizará reunião própria, na cidade gaúcha, em 26 de agosto.

Circulares

Confira aqui a Circular 219/17, com a programação do Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS

Confira os anexos da Circular 231/207 com indicação de hospedagem: 01 e 02

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet