Novos recursos para universidades apenas “aliviam” situação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 14/08/17 16h18m
SVG: views 1109 Visualizações

Pró-reitor da UFSM diz que situação só melhora com liberação de 100% do orçamento

Alt da imagem
Os pró-reitores Frank Casado e José Segalla, da UFSM

Na última sexta, 11, conforme divulgado pela imprensa, o Ministério da Educação anunciou aos reitores, através da Associação Nacional dos Dirigentes (Andifes), mais uma liberação de recursos (R$ 450 milhões no total) em conta-gotas para as universidades federais, o que vem ocorrendo desde o início deste ano. Conforme o noticiado, o governo federal liberou mais 5% para custeio da máquina e outros 5% para investimento. Com isso, os gastos em custeio sobem de 70% para 75% (do total orçamentário) e os recursos para serem investidos sobem de 40% para 45% do total previsto para este ano.

Para o pró-reitor de Administração da UFSM, José Carlos Segalla, a decisão governamental minimiza os efeitos do quadro atual. Já Frank Casado, pró-reitor de Planejamento da UFSM, considera que a medida “alivia” as contas da instituição por mais um mês. Contudo, destaca ele, a situação só vai deixar de ser grave depois que o governo liberar 100% do orçamento previsto para este ano no que se refere a custeio e capital.

Em relação a novas adequações orçamentárias, para fazer frente ao contingenciamento orçamentário, os pró-reitores afirmam que os estudos se mantêm. No semestre passado, o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, em visita à Câmara de Vereadores, disse que se não houvesse liberação orçamentária, a universidade tinha recursos para continuar funcionando até setembro. Contudo, em evento promovido por sindicatos e DCE, no dia 2 de agosto, Burmann frisou que a instituição não deixará de funcionar, mas que existe uma previsão de que o déficit orçamentário de 2017 seja próximo de 20 milhões de reais.

No último dia 27 de julho, o ANDES-SN solicitou uma audiência com o ministro Mendonça Filho, do Ministério da Educação (MEC), para tratar do impacto do corte de verbas nas Instituições Federais de Ensino (Ifes), além de falar sobre outros temas, como a nomeação de concursados. Leia mais aqui sobre esse pedido de audiência. E aqui sobre a flexibilização no contingenciamento dos recursos das federais.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias