Notícias

16/08/2017   16/08/2017 16h57 | A+ A- | 217 visualizações

Comitê Municipal do ENE retoma agenda de visitas às escolas

Objetivo é promover atividades culturais com reflexões sobre educação


Reunião do ENE Santa Maria na noite da terça, 15 de agosto

O Comitê do Encontro Nacional de Educação (ENE) em Santa Maria teve sua primeira reunião deste semestre na noite da última terça-feira, 15, no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. Na pauta, a necessidade de seguir com o circuito “A escola que temos e a educação que queremos”, iniciado ainda no início de 2017, com o objetivo de promover visitas às escolas da cidade, levando atividades lúdicas e culturais que fomentem o debate sobre a educação brasileira – desde seus problemas atuais, até perspectivas de mudança.

E duas datas já estão agendadas, ambas nesta quinta-feira, 17. Às 19h, o ENE promove um sarau na Escola Municipal CAIC Luizinho de Grandi. Similar ao ‘Sarau sem Mordaça’, ocorrido em 7 de julho na Sedufsm, no qual arte e política deram as mãos através de poesias, músicas e manifestações de dança, o evento, desta vez, será levado à escola já citada, com participação dos integrantes do ENE e, também, de professores como o Luiz Carlos Nascimento da Rosa, do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, que declamará poesias.

A ideia é utilizar a cultura e a confraternização como pontes para um pensar que vá além dos conteúdos das grades curriculares. Um pensar global, crítico e propositivo acerca de uma nova forma de educação para a juventude brasileira. Ainda na quinta-feira, 17, outra escola a ser visitada, tanto no turno da tarde quanto no da noite, é a Escola Estadual Maria Rocha.

Durante a reunião do Comitê do ENE em Santa Maria na terça, 15, a diretora da Sedufsm, Maristela Souza, ainda lembrou que as entidades já começaram a se reunir para a organização do III ENE Nacional, previsto para ocorrer em 2018. O primeiro, em 2014, foi realizado no Rio de Janeiro; e o segundo, de 2016, em Brasília.

Os integrantes do ENE SM também devem participar do II Seminário em Defesa do Serviço Público, convocado pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, neste sábado, 19. Desde a fundação da Frente, em setembro do último ano, os integrantes do ENE vêm participando das reuniões e auxiliando na elaboração de atividades de mobilização em torno não apenas da educação, mas da saúde e previdência.

Ampliação de visitas

Os integrantes do ENE Municipal pretendem garantir mais atividades nas escolas de Santa Maria e, para isso, têm contatado direções e professores destes locais de estudo. Inclusive, se você quiser levar uma atividade do ENE para sua escola, pode fazê-lo através do email sedufsm@terra.com.br ou dos telefones 3222-5765/3222-1788.

As reuniões do ENE são abertas a todos(as) interessados(as). O próximo encontro ocorre no dia 29 de agosto (terça-feira), às 18h30.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet