Notícias

01/09/2017   01/09/2017 16h35 | A+ A- | 268 visualizações

Direção dos trabalhos da Estatuinte vai tentar modificar quórum

Mesa do Congresso vai se dirigir ao Conselho Universitário para solicitar mudança


Reunião sem quórum debateu eixo temático I, mas não fez aprovações

Na tarde da última quarta, 30, ocorreu nova plenária do Congresso Estatuinte da UFSM, desta vez no Auditório do prédio 67 (Multiweb). Mais uma vez sem o quórum para deliberar, que necessitaria de pelo menos 88 delegados (as) presentes. No pico do comparecimento, 64 pessoas assinaram a lista de presenças. Em função disso, os (as) presentes orientaram a mesa que preside os trabalhos a enviar uma solicitação (sugestão) ao Conselho Universitário. A sugestão é no sentido que seja revisado o quórum necessário para deliberar nas plenárias. Conforme alguns apontaram em suas falas, a ideia seria que, no momento em que se faz a segunda chamada da plenária, se possa deliberar com qualquer número de presentes.

Nem todos concordam com a ideia de que se possa votar tudo sem um quórum mínimo. Em depoimento à Sedufsm, na matéria publicada no site nesta quarta, 30, o professor Adriano Figueiró, ex-presidente da Sedufsm, argumenta ser favorável “a que se retire o quórum mínimo para as plenárias de discussão e consolidação do texto, mas não para as plenárias finais de votação do novo Estatuto”.

Todavia, mesmo sem quórum deliberativo, na reunião da última quarta, os membros do Congresso Estatuinte iniciaram a discussão sobre o ponto temático I, que deve constar no novo Estatuto da instituição, e cujo título é “Princípios, fins, objetivos e concepções de Universidade”. Uma nova plenária foi convocada para terça, 12 de setembro, pela manhã, em local que será divulgado posteriormente.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet