Notícias

13/09/2017   13/09/2017 14h46 | A+ A- | 116 visualizações

‘Ponto de Pauta’ aborda tema do Assédio

Edição foi ao ar na segunda, 11, e está disponível no site e em outros formatos


Professora Rejane Jardim abordou o tema do assédio em entrevista ao programa da Sedufsm

A segunda edição do ponto de pauta, que foi ao ar na segunda, dia 11, trouxe como entrevistada a professora de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rejane Barreto Jardim. E a temática central da entrevista foi o assédio no ambiente das universidades brasileiras.

Durante a conversa, a professora destacou uma perspectiva histórica do assédio, prática violenta que acompanha a humanidade há muito tempo e que por isso mesmo sofre com um perigoso processo de naturalização (a ideia de que é "natural" tratar mulheres como seres submissos e, por isso, passíveis de violência). Além disso, Rejane destacou a característica de invisibilidade que afeta os casos de assédio.

Falando mais especificamente do caso das universidades, a docente destacou que considera longe do ideal as ferramentas que hoje as universidades dispõem para o combate ao assédio, e citou a CPI dos Trotes, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, que trouxe números alarmantes com relação à violência, especialmente contra mulheres no ambiente acadêmico. Rejane também destacou que o primeiro passo para quem é vítima de um abuso é não se sentir só ou culpada, já que a prática recorrente é a da culpabilização da vítima. Além disso, a professora aconselha a vítima a procurar suas referências dentro da universidade, sejam elas colegas, TAEs ou docentes, e buscar seus direitos através dos órgãos internos, mas também a partir da justiça comum. A entrevista, assim como as demais edições do Ponto de Pauta, está disponível em videocast https://goo.gl/9paePU  e em podcast https://goo.gl/Fq1VEN

Texto e imagem: Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet