Notícias

09/10/2017   09/10/2017 15h54 | A+ A- | 183 visualizações

Jornal da SEDUFSM debate resistência às opressões

Nova edição debate os ataques à Universidade Pública e às minorias que nela se inserem


Capa da edição Setembro/Outubro

Nos próximos dias as professoras e professores da UFSM receberão em suas casas a edição de setembro e outubro do Jornal da SEDUFSM. No mês de setembro, uma manifestação de racismo e apologia ao nazismo foi feita no Diretório Livre do Direito. Ainda que tenham citado nominalmente apenas uma aluna e um aluno do direito com frases como “Fora Negrada” e “O lugar de vocês é no tronco”, toda a comunidade negra da UFSM foi atingida por tais dizeres, o que gerou mobilizações tanto no prédio da Antiga Reitoria quanto no campus central.

Por isso, a matéria especial de capa da nova edição visa debater a importância de resistir às opressões dentro da Universidade não só em relação ao racismo, mas também aos preconceitos de classe, gênero e orientação sexual que insistem em continuar existindo e se expressando não só na UFSM, mas na sociedade como um todo. Quem desejar acessar a versão digital do jornal, pode fazê-lo aqui.

No atual momento político de ataques à Universidade Pública (como a recente aprovação do Programa de Demissão Voluntária), as reitoras e reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) – entre eles Paulo Afonso Burmann – colocaram-se em movimento através da criação da Frente Gaúcha em Defesa das IES para resistir aos cortes de recursos que comprometem o funcionamento de diversas áreas das respectivas instituições, como é o caso do Jardim Botânico na UFSM.

No próximo dia 07 de novembro comemoram-se os 28 anos da SEDUFSM, que lançou recentemente o novo cartão de benefícios para as e os filiados ao sindicato. Nessas quase três décadas, uma das ações marcantes fora a criação do livro Reflexões Docentes, cuja nova edição, que terá um dossiê sobre os 100 anos da Revolução Russa, será lançada em breve. O livro é reconhecido por Carlos Alberto Pires, diretor da SEDUFSM na época de sua primeira edição, como “um canal de diálogo entre a categoria docente da universidade e a comunidade santa-mariense”.

O novo Jornal da SEDUFSM traz ainda uma entrevista com o professor Marcos d’Ornellas, que falou sobre o seu projeto de extensão, ‘CT do Bem’ e, aproveitando-se da temática dos 100 anos da Revolução de Outubro, o professor Diorge Konrad indica o livro de John Reed, os 10 dias que abalaram o mundo, além da obra cinematográfica Reds.

 

Texto: Germano Molardi (estagiário de Jornalismo)

Imagem: J. Adams Propaganda

Edição: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet