Assentamento Madre Terra sedia a Quinta Primavera Libertária SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 31/10/17 16h58m
SVG: views 2136 Visualizações

Evento ocorre de 2 a 5 de novembro, no distrito de Catuçaba

Alt da imagem

Desta quinta-feira, 2 de novembro, até o domingo, 5, ocorre, no Assentamento Madre Terra, a Quinta Primavera Libertária, promovida pela Comuna Pachamama, Ateliê Casa 9 e Guandú – Grupo de Agroecologia. No ano de 2017, a temática será Autonomia e Ação Direta na Luta de Classes e, durante os quatro dias, acontecerão debates e atividades artísticas com foco na articulação das trabalhadoras e trabalhadores do campo, da cidade e da floresta para as lutas contra os ataques do governo federal que atingem seus direitos.

A Comuna Pachamama, localizada entre Santa Maria e São Gabriel, no distrito de Catuçaba, faz parte da Rede de Comunidades Autogestionárias, é vinculada à CSP-Conlutas e reúne 19 integrantes que, por sua vez, integram o Assentamento Madre Terra, que assenta 88 famílias. Segundo Felipe Biernaski, assentado e um de seus fundadores, “na Comuna não se trabalha com a concepção de família, então não se valorizam os laços consanguíneos. Tenta-se reproduzir uma sociedade sem classes, sem exploração, onde não haja a divisão entre trabalho manual e intelectual ou por questões de gênero”, explica.

Além disso, no seu cotidiano, a Comuna Pachamama trabalha questões como o socialismo libertário e a educação libertária, práticas autogestionárias e o feminismo anticapitalista. Ainda que não consigam se desvincular do mercado, onde compram e vendem alguns insumos dos quais dependem para a manutenção da Comuna, as e os integrantes produzem seus próprios alimentos (hortaliças, sementes diversas, derivados animais) de maneira orgânica.

A Comuna objetiva fugir ao isolamento e, através de eventos como a Primavera, procura demonstrar a possibilidade de uma outra sociedade construída coletivamente. “A Primavera Libertária é nosso auge, através da qual conseguimos reunir nossas microrrelações em um só ambiente, para debatermos as questões da militância, das necessidades de se integrar às lutas das trabalhadoras e trabalhadores e propor outra concepção de sociedade”, reitera Felipe.

Outras informações estão disponíveis no Evento do Facebook.

Texto: Germano Molardi (estagiário de jornalismo)

Edição: Bruna Homrich e Fritz Rivail

Imagem: Reprodução

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias