Assembleia dos professores debate indicativo de greve SVG: calendario Publicada em 07/11/17 14h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 07/11/17 14h17m
SVG: views 1980 Visualizações

Plenária ocorre na sexta, 10 de novembro, às 13h30, na sede da Sedufsm

Alt da imagem

A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), seguindo orientação da assembleia ocorrida na quarta, 1º de novembro, está convocando nova plenária para a próxima sexta, 10 de novembro. A assembleia inicia em primeira chamada às 13h30min, e ocorrerá no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm (rua André Marques, 665). A reunião foi chamada para a sede em virtude de que a UFSM estará paralisada na sexta-feira e, também, porque, logo após a assembleia, a categoria se une ao ato público que ocorre ao final da tarde, na praça Saldanha Marinho. O principal ponto de pauta é a deliberação sobre indicativo de greve por tempo indeterminado por parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Na pauta da plenária de sexta-feira também estará a discussão e deliberação sobre uma moção de repúdio sobre a iniciativa, em fase de encaminhamento na UFSM, via reitoria, de implementar os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) pagos na instituição.

Conforme o presidente da Sedufsm, professor Júlio Quevedo, o debate sobre uma greve no âmbito do ensino superior público se robustece no momento em que, além do fato de as Instituições Federais de Ensino Superior estarem sofrendo com a redução drástica de recursos, novas medidas governamentais são colocadas em prática, levando à redução de direitos dos servidores federais. É o caso da MP 805/17, editada em 30 de outubro. Além de suspender o reajuste das tabelas remuneratórias previstas para 2018, aumenta a alíquota de contribuição previdenciária para quem ganha acima do teto da previdência (cerca de 5.500 reais), de 11% para 14%, iniciativa já considerada inconstitucional pela assessoria jurídica da Sedufsm e do ANDES-SN.

Além do mais, destaca Quevedo, o governo Temer insiste em impor uma reforma da previdência altamente prejudicial ao conjunto dos trabalhadores, tanto os do setor público como os do setor privado. O dirigente lembra ainda que entrará em vigor a reforma trabalhista, aprovada como um grande golpe aos direitos de toda a população, outro motivo importante para protestar.

Acompanhe os detalhes da assembleia de sexta, 10 de novembro:

Assembleia

Dia: Sexta, 10 de novembro

Hora: 1ª chamada (13h30); 2ª chamada (14h)

Local: Auditório Suze Scalcon (Sedufsm), à rua André Marques, 665

Pauta

  1. Informes;
  2. Análise de conjuntura;
  3. Moção de repúdio aos cursos de especialização pagos;
  4. Indicativo de greve das Instituições Federais de Ensino (IFES) por tempo indeterminado.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias