Notícias

08/11/2017   08/11/2017 15h23 | A+ A- | 132 visualizações

100 anos da Revolução Russa: debate na UFSM será retomado

Evento promovido pela SEDUFSM em parceria com entidades será retomado dia 21 de novembro


Na terça-feira, 21 de novembro, será retomado o seminário “100 anos da Revolução Russa: análises e perspectivas”. O evento inicia às 17h e terá a ‘Mesa Redonda: Mundos do Trabalho e Revolução Russa’. Participam dessa mesa as professoras Glaucia Konrad, Laura Pereira e Maria Oliveira, dos cursos de Arquivologia, Ciências Sociais e Direito da UFSM, respectivamente. Além disso, os professores Diorge Konrad, Eduardo Cardoso e Sérgio Prieb, da História, Geografia e da Economia nessa ordem também serão debatedores.

Já na quarta-feira, 22, a partir das 18h, quem estará presente é o professor de História da UFRGS, Enrique Padrós, que debaterá ‘O impacto da Revolução Russa no Mundo Contemporâneo’. E na quinta-feira, 23, às 18h, será a vez do professor Luiz Ribeiro, também do curso de História da UFRGS, que virá debater ‘O Significado histórico da Revolução Russa’.

Encerrando a programação do seminário, na sexta-feira, 24, às 17h, a temática será ‘A Revolução Russa e as lutas de emancipação no século XX’. Quem abordará é Augusto Buonicore, ligado à Fundação Maurício Grabois.

Reflexões Docentes VI

Na sexta-feira, 22, acontece também o lançamento do livro Reflexões Docente VI, da SEDUFSM, que além de trazer artigos de professores e professoras publicados na imprensa local, esse ano reúne artigos que formam um dossiê que se propõe a debater a Revolução Russa. O seminário, que acontecerá todos os dias no Auditório Pércio Reis, que fica no Prédio do Centro de Tecnologia da UFSM. Os promotores são a SEDUFSM, os Departamentos de História e Ciências Sociais, os cursos de Pós-Graduação em História e Ciências Sociais da UFSM, Fundação Maurício Grabois e também com o apoio da Regional RS do ANDES-SN.

Início

O Seminário teve início no dia 10 de outubro, quando esteve presente o professor titular de Relações Internacionais da UFRGS, Paulo Visentini. Ele veio falar sobre o tema do seu livro: ‘Os paradoxos da Revolução Russa: ascensão e queda do socialismo soviético (1917 – 1991)’, lançado em 2017 pela editora ‘Alta Books’.

Texto: Germano Molardi (estagiário de jornalismo)

Arte: J. Adams Propaganda

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet