Notícias

27/11/2017   27/11/2017 14h35 | A+ A- | 896 visualizações

Professor das Artes alcança 25 mil exemplares com seu blog de papel

Máucio Rodrigues é o criador do ‘Massa Folhada’, distribuído pelo Brasil inteiro


Máucio: crédito no humor da poesia que

Quem mora em Santa Maria possivelmente já viu um ‘Massa Folhada’ em algum lugar: um folhetim em papel duro, no qual se distribuem em seus dois lados, poesias e desenhos colocados em cores brancas num fundo preto, ou o contrário, restando nessa mistura lugares especiais para a cor cinza. Divertido, de humor cítrico e crítico, entretanto, o material colore a imaginação.

A sua primeira versão foi lançada na Feira do Livro de Santa Maria, em 2015, mas o objetivo era somente promover os livros que ele estava autografando durante o evento. Com a repercussão positiva do blog de papel, o professor do curso de Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, ou simplesmente Máucio,  decidiu dar continuidade à sua produção e, tendo alcançado a sua décima primeira edição na primavera de 2017, alcançou os 25 mil exemplares distribuídos.

Além de Santa Maria, onde os exemplares do ‘Massa Folhada’ podem ser encontrados em livrarias, cafés, restaurantes, escolas e universidades, são também distribuídos em Porto Alegre, Garopaba e para cerca de 250 pessoas em outros lugares do Brasil que o recebem pelos Correios. Os leitores que acessam o ‘Massa Folhada’ pelas redes sociais costumam se interessar pelo recebimento do material a domicílio. “Tenho feito muitos novos amigos desse modo. Afinal, não seria essa uma das funções importantes do fazer artístico?”, pergunta.



Em cada edição nova, feita trimestralmente, são impressas duas mil cópias, podendo mais que dobrar em circunstâncias especiais. Dessa forma, o ‘Massa Folhada’ pode ser amplamente divulgado e utilizado nas escolas como material didático para professores de português e literatura utilizarem em sala de aula. “A repercussão da publicação é sentida pelo retorno dos leitores nas redes sociais, eles costumam fotografar o exemplar em um contexto pessoal, invariavelmente tecendo comentários”, afirma.

Segundo Máucio, “no Massa Folhada, os temas dos textos e cartuns giram em torno de questões sociais e existenciais. Por ter uma periodicidade trimestral, não costumam abordar fatos do dia a dia”, reitera o professor. Dessa forma, explica o artista, não se costuma utilizar no material as charges e escritas caracteristicamente jornalísticas, visto que dessa forma o material garante maior atemporalidade. Recentemente, Máucio lançou também um cartão de “crédito” do Massa Folhada, que traz irônicos jogos de palavra com o “crédito no humor da poesia” através da qual “se “Visa” a um mundo melhor para todos”.

O ‘Massa Folhada’ é financiado por apoiadores culturais que se comprometem com os custos de sua impressão e distribuição, geralmente situados em Santa Maria, ainda que alguns apoiadores já tenham ajudado mesmo de São Paulo. Entre os apoiadores, está também a SEDUFSM, que expõem em seu balcão da secretaria alguns exemplares da última edição.

Texto: Germano Molardi (estagiário de jornalismo)

Edição: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert e Arquivo Pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet