Notícias

19/12/2017   19/12/2017 16h11 | A+ A- | 613 visualizações

‘Ponto de pauta’ debate a crise econômica do país

Programa gravado em vídeo traz entrevista com Adriano Pereira, professor da UFSM


Pereira: interesses privados por trás da reforma da previdência

O ano de 2018 não é um ano a respeito do qual podemos ter muita clareza, pelo fato de ser eleitoral. Apesar disso, deverá ser melhor, do ponto de vista econômico, do que 2017. O raciocínio é de Adriano Pereira, professor do departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM. Ele concedeu entrevista ao programa ‘Ponto de pauta’, coordenado pelo jornalista da assessoria da Sedufsm, Rafael Balbueno, e que já está em versões em vídeo, podcast e também postado nas redes sociais.

Durante a entrevista, Pereira destacou que a crise econômica do Brasil tem um fator diferenciado em relação a outros países. Aqui, a crise econômica de certa forma também é influenciada pela crise política. Em relação às saídas para a crise, o professor ressaltou que determinados governos acabam optando pela questão de cortes de recursos pelo fato de existirem interesses no sucateamento dos serviços públicos.

Adriano Pereira também respondeu pergunta sobre a questão da proposta de reforma da previdência. No entendimento dele, existem interesses privados, do mercado, que desejam que essa reforma seja aprovada, para que então se consiga fazer avançar o mercado de fundos de previdência privados. O docente da área de economia problematizou ainda a questão de que, nas crises, o setor público, e os servidores públicos em especial, são os que mais dão a sua cota de sacrifício, enquanto que, grandes devedores, por exemplo, não são chamados a pagar a conta.

Acompanhe, logo abaixo, a íntegra da entrevista com o professor Adriano Pereira.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Frame de Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet