Notícias

06/03/2018   06/03/2018 16h24 | A+ A- | 357 visualizações

ANDES-SN tem nova seção sindical no RS

Sindoif representa os docentes do Instituto Federal do RS


Mário San Segundo (último à direita) é o presidente do Sindoif, gestão que vai até novembro de 2018

Os docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) fundaram uma nova seção sindical do ANDES-SN na mesorregião metropolitana de Porto Alegre (RS). A Seção Sindical dos Docentes do IFRS (Sindoif-SSind.) foi criada em assembleia geral no dia 1º dezembro de 2017 e uma diretoria provisória, com mandato até novembro de 2018, foi designada. A direção é formada paritariamente entre professores e professoras e tem em sua composição: Mário San Segundo como presidente; Andréia Meinerz, vice-presidente; Manuela Finokiet, secretária-geral; Alexandre Lobo, secretário-adjunto; André Martins, tesoureiro-geral; e Milena Quadros, tesoureira-adjunta.

Na ocasião da fundação, estiveram presentes representações de seções sindicais do Sindicato Nacional no Rio Grande do Sul, como a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel SSind.), e as seções sindicais dos Docentes da Universidade do Rio Grande (Aprofurg SSind.), dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm SSind.), e do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de representantes da diretoria nacional do ANDES-SN.

Segundo Carlos Alberto Gonçalves, 2º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul, o processo de constituição da nova seção sindical ocorreu ao longo do ano passado e, após um debate realizado no mês de novembro com representantes dos sindicatos, os docentes da IFRS escolheram o ANDES-SN para representá-los.

“Os professores se sentiam desamparados, no ponto de vista de apoio sindical. E, após um amplo debate com entidades sindicais, inclusive com representante do Proifes, os professores se identificaram com a proposta do ANDES-SN e viram que o Sindicato Nacional era o mais adequado pela sua estrutura democrática, pelo histórico de lutas definido, e com uma perspectiva de carreira docente mais adequada para a categoria, além da sua luta em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse.

O regimento será analisado pela secretaria do ANDES-SN e, caso aprovado, será encaminhado à votação nas instâncias deliberativas do Sindicato Nacional (Congresso ou Conad).

Por fim, o diretor do ANDES-SN afirma que a participação dos docentes da IFRS no Sindicato Nacional é muito positiva, pois fortalece a luta da categoria contra os ataques em curso no país. “Estamos agora com seis seções sindicais no estado, o que representa um crescimento importante para a Regional Rio Grande do Sul e já sinaliza para os docentes de outras instituições que queiram lutar com o ANDES-SN”, concluiu.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Arquivo

Edição: Fritz R. Nunes



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet