Notícias

19/03/2018   19/03/2018 18h09 | A+ A- | 618 visualizações

Minuta de resolução da cobrança na pós sem prazo para ir aos Conselhos

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ainda não recebeu retorno dos Centros


Cepe fez a sua primeira reunião na sexta, 16 de março, mas cobrança na pós não esteve em pauta

Em dezembro de 2017, a reitoria da UFSM, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), encaminhou às Unidades (Centros de Ensino) uma minuta de resolução que propõe a cobrança de mensalidade nos cursos de pós-graduação lato sensu (clique para reler). Entretanto, até o momento, conforme o titular da PRPGP, professor Paulo Schneider, não houve retorno das Unidades, mesmo que o prazo dado em dezembro tenha sido até 15 de janeiro deste ano.

Essa falta de respostas deve atrasar o envio da proposta para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), prevê Schneider. Segundo ele, depois que forem encaminhados adendos à proposta, essas devem passar por uma análise, antes de serem enviadas junto com a minuta para tramitar nos conselhos superiores. Em entrevista ao jornal Diário de Santa Maria (edição de 17 e 18 de fevereiro), o reitor Paulo Burmann apontava a possibilidade de que a proposta entrasse na pauta dos conselhos ainda em março. Todavia, Paulo Schneider admite que o potencial polêmico sobre a cobrança em cursos de pós (especialização) pode atrasar a tramitação da proposta.

No Centro de Educação, por exemplo, a própria diretora da Unidade, tem posição frontalmente contrária à cobrança. Em depoimento ao Jornal da Sedufsm do mês de março, que consta do site da entidade, a professora Ane Carine Meurer, diretora do CE, foi taxativa: “Em nosso país, os professores têm todos os problemas salariais possíveis e imagináveis e, se ainda formos favoráveis à cobrança, não vamos ter para quem trabalhar. Somos contra qualquer tipo de mensalidade, pois entendemos que a universidade pública serve as pessoas de várias classes sociais, mas, principalmente no nosso caso, as pessoas que não têm condições”.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração da Bruna Homrich

Foto: Multiweb

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet