ANDES-SN protocola pauta de reivindicações no MEC e MPOG SVG: calendario Publicada em 10/04/18 17h30m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/04/18 17h51m
SVG: views 1151 Visualizações

Documentos entregues ao governo reivindicam, dentre outros pontos, caráter público da educação e valorização salarial de ativos e aposentados

Alt da imagem

O ANDES-SN protocolou a pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). No documento está expressa a defesa do caráter público da educação, das condições de trabalho nas IFES, da autonomia e democracia, da reestruturação da carreira docente e da valorização salarial de ativos e aposentados.

A pauta de reivindicações foi protocolada no MEC e MPOG nos dias 23 e 26 de março, respectivamente, atendendo à deliberação dos docentes presentes ao 37º Congresso do ANDES-SN, ocorrido em janeiro de 2018, na cidade de Salvador (BA).

Junto com a pauta, o ANDES-SN protocolou uma carta em que cita a indignação dos docentes no último congresso diante da indisposição do governo federal em negociar, em 2016 e 2017, as propostas e reivindicações da categoria. Os cortes no orçamento das universidades, nos últimos anos, geraram graves dificuldades de financiamento nas IFE. O Sindicato Nacional solicitou ainda uma audiência com os ministros do MEC e MPOG para detalhar a pauta de reivindicações da categoria e organizar um cronograma de reuniões.

Para Giovanni Frizzo, 2° secretário e um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, neste momento de aprofundamento da crise política e econômica no país, é fundamental que os direitos sociais sejam defendidos. "A educação pública federal vem tendo, sistematicamente, seus recursos cortados desde 2014, enquanto os repasses de verbas públicas são destinados para a iniciativa privada. Com a EC 95/16, aprofunda-se cada vez mais a precarização das IFE. A pauta dos docentes federais tem como pano de fundo principal a defesa da educação pública como um direito social que está sendo preterido pelos sucessivos governos, pois desestruturando a carreira docente, ampliando as perdas remuneratórias, ferindo a autonomia das instituições e cortando recursos para as instituições federais é cerceada também a garantia dos direitos à educação pública pela população brasileira", disse.

"A intransigência do governo federal em negociar a nossa pauta deve ser respondida com mobilizações ainda mais fortes em conjunto com todo o setor da educação e a classe trabalhadora", completou o coordenador do Setor das Ifes do Sindicato Nacional.

Confira as cartas protocoladas no MEC e no MPOG  e a pauta de reivindicações.

 

Fonte: ANDES-SN

Foto: Google

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Setor das Federais do ANDES-SN indica greve para 15 de abril

SVG: calendario 25/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Deliberação ocorrida em Brasília, na última sexta, 22, terá que ser referendada por docentes nas bases do sindicato

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm
Veja todas as notícias