Notícias

11/04/2018   11/04/2018 17h03 | A+ A- | 70 visualizações

Seminário “Servidor Público: um peso para a sociedade?” aponta agenda regional

Evento encerrado na última sexta, 6, apresentou balanços e definiu estratégias para o próximo período


Abrindo a mesa, relatorias de cada um dos espaços do seminário foram apresentadas

Durante praticamente dois dias, o seminário “Servidor Público: um peso para a sociedade?”, se dedicou a responder exatamente a pergunta tema do evento. Afinal, é o funcionalismo público aquele que de fato onera um país? Nesse intuito, cerca de 40 pessoas assistiram a cinco mesas que foram realizadas entre a tarde de quinta-feira, 5, e toda a sexta-feira, 6, nas quais temas como educação na América Latina, carreira, situação econômica do servidor público, movimentos sociais, direitos adquiridos e perdas e conjuntura política estiveram presentes. Mas foi no final da tarde de sexta-feira que um dos espaços chave do evento foi realizado. Afinal, de muito pouca utilidade seriam todas essas discussões sem uma síntese e, especialmente, uma proposição a partir de tudo que fora acumulado. Por isso a mesa VII “planejamento e organização de agenda regional para 2018” cumpriu um papel tão importante para o evento.

Coordenada pela Sedufsm, a mesa teve início com a apresentação da relatoria de cada uma das mesas anteriores. Nesse sentido, cada pessoa responsável por secretariar cada um dos debates, fez um breve relato daquilo que fora discutido e apontado em cada eixo. A apresentação das relatorias tinha justamente o objetivo de apontar um grande saldo das discussões, além de elencar as propostas de encaminhamentos levantadas no decorrer do evento. Após esse primeiro momento, a mesa foi reconfigurada para coordenar o espaço de discussão e aprovação desses encaminhamentos. E foi a partir dessas discussões que uma série de proposições foram aprovadas, como, por exemplo, a realização de um encontro entre os grupos de trabalho (GT’s) do Andes na regional Rio Grande do Sul, o direcionamento para o Encontro Nacional de Estudantes (ENE) da proposta de realização de um encontro latino-americano sobre educação, e a elaboração de estratégias de ação e combate à reforma da previdência também em nível regional. Dando sequência às ações do seminário, no próximo dia 17 o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm, um dos promotores do evento, deve se reunir e encaminhar uma redação final com todas as propostas aprovadas na mesa VII.

Para a professora Maria Beatriz Carnielutti, da coordenação do GTSSA, dois são os grandes saldos do evento: o trabalho que fica para ser realizado, agora precedido por toda a discussão realizada nesses dois dias, e a retomada do contato entre diferentes entidades, GT’s e instituições do Rio Grande do Sul. “Acho que aproveitamos muito, ficamos com muitas coisas para meditar, para pensar como que a gente vai fazer. Mais angustiados, talvez, um pouco mais aliviados por poder compartilhar essas angustias, e com muito mais trabalho. E acho que isso que tem que nos mover: trabalho. E vamos continuar trabalhando juntos, acho que isso é extremamente importante. Nós já tínhamos esse espirito coletivo aqui no Rio Grande do Sul, nós já trabalhamos muito, e acho que essa retomada vai nos dar um fôlego novo”, declarou a professora no encerramento do seminário.

Seminário

O seminário “Servidor Público: um peso para a sociedade?” foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm, em parceria com as seções sindicais do ANDES-SN em Pelotas (ADUFPel), Rio Grande (APROFURG) e Porto Alegre (UFRGS), além das seções do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) em Santa Maria, São Vicente e Frederico Westphalen. Você pode conferir reportagens sobre as demais mesas e atividades do seminário aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui e em breve todas as mesas estarão disponíveis também em nosso canal do youtube. Você também pode conferir mais fotos da mesa de encerramento aqui.

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet