Grupo de Pesquisa da UFSM analisa eleições no Brasil SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/04/18 14h43m
SVG: views 1096 Visualizações

Núcleo de Ciência Política fará estudo e análise de eleições presidenciais de 1989 a 2014

Alt da imagem

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política (NPCP) do departamento de Ciências Sociais (DCS) da UFSM está organizando um grupo de estudos para analisar e debater as eleições presidenciais brasileiras a partir de 1989. A primeira etapa, neste semestre, incluirá as eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. No segundo semestre, os encontros tratarão das eleições de 2010, 2014 e 2018.

Segundo o coordenador dessa atividade, professor Cleber Martins (DCS), os objetivos são apresentar e analisar questões que envolvem as eleições presidenciais e, a partir daí, buscar entender padrões e rupturas no processo político, relacionando com o contexto atual. Para isso, serão consideradas as características de cada eleição, incluindo dados eleitorais, questões temáticas, partidos e formação dos governos, com a proposta de entender o peso das eleições na estruturação da competição política e no processo decisório.

Periodicidade e metodologia

Conforme Martins, os encontros para estudo e debate serão quinzenais, sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h, no prédio 74A (CCSH campus), na sala 2275. As atividades consistem na leitura, apresentação e discussão dos textos. Na primeira etapa, cada encontro corresponderá à carga horária de duas horas presenciais e quatro horas para leituras, totalizando 30 horas.

A certificação da participação será feita pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política. Receberá certificado de participação, com a respectiva carga horária individual, quem estiver presente e integrado às atividades em, ao menos, três encontros da primeira etapa.

Fonte: NPCP

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias