Notícias

27/04/2018   27/04/2018 16h05 | A+ A- | 339 visualizações

Professor da UFSM lança livro com crítica marxista do Direito

Obra de Ronaldo Busnello, do departamento de Direito, será lançada em 1º de maio, na Feira do Livro


Livro "Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho" aborda alienação e apropriação do trabalho

Na próxima terça-feira, 1º de Maio, o professor do departamento de Direito da UFSM, Ronaldo Busnello, lança, na 45ª Feira do Livro de Santa Maria, a obra “Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho”. Publicado pela Editora Univale (Universidade do Vale do Itajaí), o livro aborda, conforme Busnello, a alienação dos trabalhadores no processo de produção da riqueza material.

“O trabalhador no sistema capitalista acaba se vendendo. Ele é sujeito e objeto. Vende suas energias físicas e intelectuais, e não percebe que seu trabalho está sendo apropriado de forma ilícita e abusiva pelos proprietários do capital. Por isso temos uma sociedade tão desigual. Hoje vivemos uma situação de muita precarização de direitos trabalhistas”, explica o docente do departamento de Direito, observando que, com a Reforma Trabalhista aprovada em 2017, a situação agrava-se.

Busnello explica que embora o livro não aborde, especificamente, a Reforma, traz subsídios para seu entendimento e crítica. A obra, diz o docente, “possui um duplo interesse – histórico e teórico – no campo insuficientemente explorado e pouco cultivado da concepção marxista do direito. Seu interesse histórico deriva do período que vivemos, sob a égide da reforma trabalhista, aprovada em 2017. Seu interesse teórico apresenta páginas originais, que, ao mesmo tempo, explicam e criticam o fetichismo jurídico trabalhista, enquanto lugar privilegiado da ideologia burguesa”, comenta.

O livro “Crítica da Economia Política ao Direito do Trabalho” tem prefácio assinado pelo docente do departamento de Ciências Econômicas da UFSM, Sérgio Prieb, e contracapa do docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Alysson Mascaro.

Autógrafos

Como já mencionado, a obra mais recente do professor Busnello será lançada no Dia do Trabalhador. A sessão de autógrafos ocorre das 17h às 19h, na Praça Saldanha Marinho. Quem desejar obter o livro, mas não conseguir comparecer ao lançamento oficial, pode adquirir uma cópia na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma – rua Professor Braga, 55).

Antes, o docente já publicou “Processo de Produção e Regulação Social”, pela Editora Unijuí.

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Ivan Lautert

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet