Notícias

23/05/2018   23/05/2018 20h31 | A+ A- | 108 visualizações

III ENE municipal inicia com debate sobre projeto de educação

Encontro preparatório ocorre nos dias 15 e 16 de junho, na Escola Cilon Rosa


Comitê municipal do ENE reuniu-se na noite da terça-feira, 22, na Sedufsm

A terceira edição do Encontro Nacional de Educação (ENE) ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, ainda sem local confirmado. Enquanto a Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEP) acerta os últimos detalhes para a realização do evento, os comitês municipais e regionais do ENE já vêm organizando seus encontros preparatórios ao debate nacional confirmado para agosto.

Em Santa Maria, por exemplo, o encontro preparatório ao III ENE já tem data e local para acontecer: dias 15 e 16 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. Também já tem tema: “Resistir para existir: por uma educação classista e democrática”.

As discussões no evento municipal serão divididas em 4 Grupos de Trabalho (GT’s): 1 – Acesso e Permanência; 2 – Terceirização, Mercantilização, Gestão e Financiamento; 3 – Opressões: gênero, sexualidade, orientação sexual, questões étnico-raciais e pessoas com deficiência; 4 – Trabalho, Precarização e Formação.

Há alguns meses as entidades e movimentos sociais envolvidos na preparação do III ENE municipal vêm se reunindo na sede da Sedufsm para planejar o evento. E na reunião da última terça-feira, 22, bateu-se o martelo sobre a programação do evento.

Confira:

Sexta-feira (15/06)

17h30: Credenciamento

18h30: Mesa de abertura

19h: Mesa redonda “Projeto atual de educação: o que temos (BNCC) e o que queremos (classista e democrático)”, com as professoras Helenise Sangoi Antunes (departamento de Metodologia do Ensino/UFSM) e Gelta Ramos Xavier (Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminenses - UFF)

Sábado (16/06)

8h30-9h: Credenciamento

9h – 9h30: Uma retomada da história do ENE

9h30 – 12h: Reunião dos GT’s

Almoço

14h: Plenária dos GT's

16h: Plenária de Encerramento

Como faço para participar?

Quem desejar participar da etapa municipal do III ENE deve se inscrever pelo site da Sedufsm. Mas calma! As inscrições ainda não estão abertas. Quando se iniciarem, avisamos aqui no site da Sedufsm. Antecipamos que o evento é gratuito.

Quem organiza o ENE em Santa Maria?

Participam da organização do III ENE entidades como o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) Santa Maria, o Sindicaixa (Sindicato dos Servidores da antiga Caixa Estadual), o Alicerce, a Sedufsm, a Regional RS do ANDES-SN, a CSP-Conlutas, a Oposição ao Cpers, a Juventude do PSol, ATENS (Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da UFSM, e o Diretório Acadêmico da Educação Física e Dança/UFSM.

Um pouco de história

O ENE é um evento que reúne educadores, estudantes e movimentos sociais brasileiros em nível nacional. De caráter autônomo, o Encontro tem como objetivo principal lançar reflexões sobre o atual cenário da educação brasileira, reservando um olhar crítico ao projeto educacional vigente no país, que se por um lado reserva um baixíssimo investimento público para escolas, universidades, estudantes e professores, por outro aplica, praticamente na literalidade, as diretrizes educacionais advindas de organismos internacionais como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

E essas diretrizes tendem a primar por conteúdos tecnicistas e uma consequente diminuição da carga horária reservada às disciplinas de caráter social e humano; ao mesmo tempo em que estimulam o avanço do setor privado na educação, convertendo escolas e universidades em verdadeiras empresas regidas pelo lucro.

Na contramão desse cenário, os educadores e movimentos sociais propõem um projeto alternativo de educação, calcado nas necessidades e potencialidades do ser humano e, acima de tudo, de caráter público, gratuito, laico, democrática e classista.

O ENE teve sua primeira edição em agosto de 2014, quando mais de duas mil pessoas encontraram-se no Rio de Janeiro (RJ) e, no decorrer de três dias, apresentaram reivindicações relativas a Acesso e Permanência; Avaliação educacional; Democratização; Financiamento da Educação; Condições de Estudo e Trabalho e direito ao Transporte Urbano (Passe Livre à juventude e trabalhadores). As discussões desse I ENE foram sintetizadas em um manifesto que pode ser lido aqui.

Passaram-se dois anos e, em junho de 2016, ocorreu a II edição do Encontro, também com a presença de cerca de duas mil pessoas. Tendo ocorrido em Brasília (DF), esta edição do evento agregou, aos temas já discutidos na primeira edição, questões como gênero, orientação sexual, raça e etnia. Para ler o relatório completo do II ENE, clique aqui.

Em 2018, então, ocorrerá a III edição e, como já mencionado anteriormente, os comitês municipais e regionais pelo país vêm se organizando para fomentar debates preparatórios junto a suas bases.

A participação no comitê do ENE em Santa Maria é aberta a todos e todas.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet