Notícias

13/06/2018   13/06/2018 16h38 | A+ A- | 70 visualizações

Encontro Nacional do GTSSA teve como focos Funpresp, Ebserh e Hospitais

Sedufsm esteve representada no evento que aconteceu em Curitiba, de 8 a 10 de junho


Mesa de abertura do encontro, com a presença de Antonio Gonçalves, presidente eleito do ANDES-SN

O Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN realizou, nos dias 8, 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria com o tema “Ebserh, Funpresp e Federalização dos Hospitais Universitários”. O evento aconteceu na sede da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr – Seção Sindical do ANDES-SN), em Curitiba (PR), e reuniu mais de 30 docentes de 15 seções sindicais. A Sedufsm esteve representada no evento pelo diretor, professor Gihad Mohamad, e pelo membro do GTSSA local, professor Francisco Freitas.

João Negrão, 2º tesoureiro do ANDES-SN e um dos coordenadores do GTSSA do Sindicato Nacional, avaliou que os três dias de encontro foram muito bem aproveitados pelos docentes presentes em Curitiba, propiciando importantes debates, com ampla participação. “No debate sobre o Funpresp fizemos uma retomada histórica da seguridade social desde a Constituição de 1988, passando pelo processo de desmonte da seguridade social e dos direitos previdenciários dos brasileiros”, comenta.

O docente lembra que a Ebserh está prestes a completar dez anos e que a privatização dos Hospitais Universitários (HUs) federais também foi debatida no encontro. “Defendemos a federalização dos HUs, mas não é nosso objetivo transferir a gestão dos hospitais federalizados para a Ebserh. Defendemos uma federalização clássica, a estatização. O Estado é que deve assumir os hospitais”, enfatiza.

A criação de um dossiê nacional sobre a Ebserh, tratando dos seus problemas em todo o país, como a privatização e a precarização do trabalho, foi ressaltada no encontro. A Apufpr-SSind apresentou aos presentes o dossiê local sobre a Ebserh na UFPR e a campanha que foi feita pela seção sindical a partir da pesquisa. “Os docentes ficaram entusiasmados com a apresentação do passo a passo de como a Apufpr-SSind realizou seu dossiê. Como os problemas da Ebserh são nacionais, temos que aprofundar as pesquisas em outras universidades cujos hospitais são geridos pela Ebserh”, completa João Negrão.

Confira aqui os vídeos produzidos pela Apufpr-SSind com a cobertura do Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria. Vídeo 1Vídeo 2 e Vídeo 3

Tarefas

Conforme o professor Francisco Freitas, do GTSSA da Sedufsm, o que se concluir a partir dos debates é que os Grupos de Trabalhos (GTs), que são instâncias de apoio à diretoria do ANDES-SN e das Seções Sindicais, de que é preciso intensificar ações de apropriação das diversas situações que envolvem os Hospitais Universitários, especialmente no que se refere ao papel dos Hospitais Universitários (HUs), que hoje perderam o caráter de hospital-escola.

Também cabe a cada Seção Sindical, segundo entendimento do docente, enfrentar os processos que se referem à adesão à previdência complementar, de uma maneira que se evitem armadilhas num futuro próximo.

Para Freitas, a tarefa colocada, que é árdua e complexa, tem por meta principal recuperar e reafirmar que, historicamente, o ANDES-SN e suas Seções Sindicais, lutam em defesa da universidade pública, gratuita, autônoma, democrática, laica e socialmente referenciada, assim como, saúde, educação e políticas públicas baseadas na defesa intransigente dos direitos constitucionais. Isso significará, avalia o professor, articular docentes, técnico-administrativos, estudantes e comunidade santa-mariense através das instituições representativas da comunidade e com frentes em defesa dos serviços públicos.
 

Texto: Fritz R. Nunes com ANDES-SN e APUFPR

Fotos: APUFPR

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet