63º Conad aprova agenda de lutas para o segundo semestre SVG: calendario Publicada em 02/07/18 17h15m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/07/18 17h20m
SVG: views 2102 Visualizações

Deliberações no domingo, 1º, atualizaram plano de luta dos setores do ANDES-SN

Alt da imagem
Mesa coordenadora de plenária durante o 63º Conad

No domingo (1º), último dia do 63º Conad, realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Fortaleza, os delegados e observadores discutiram e atualizaram o plano de lutas dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes).

Dentre as deliberações está uma ampla agenda de mobilização, que conta, por exemplo, com um Dia Nacional de Lutas nas Ifes e Iees/Imes contra o assédio moral e sexual e ainda um Dia Nacional de luta contra o racismo, em novembro. Várias das falas que antecederam a deliberação desse item ressaltaram o crescente número de casos de assédios nas instituições de ensino.

Setor das Iees/Imes

Foi deliberado ainda que o Setor das Iees/Imes irá realizar seu encontro nacional na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goitacazes (RJ), entre os dias 21 e 23 de setembro. O Sindicato Nacional irá também, produzir, um dossiê com o histórico de lutas do Setor, bem como materiais temáticos de mobilização em defesa das Iees e Imes. A atualização da agenda do setor prevê também a realização de um Dia Nacional de Lutas em defesa da Previdência Pública, da carreira, salário e do Financiamento Público das Iees e Imes.

Setor das Ifes

O fim do ponto eletrônico nas Instituições foi um ponto de destaque na pauta. Os docentes decidiram promover uma articulação política nacional com entidades afins, para dispensa do ponto eletrônico para docentes federais, estaduais e municipais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) ou similar.

Foi deliberado, ainda, um calendário de ações incluindo um dia de luta contra o racismo e dia de luta contra os assédios sexual e moral, em conjunto com o Setor das Iees/Imes.

Avaliação

Para Jaqueline Lima, encarregada de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN, e responsável pela coordenação dos trabalhos da plenária, a avaliação é positiva. “Além da atualização e aprovação do plano de lutas pelos próximos seis meses, alguns aspectos importantes como o fortalecimento das ações dos setores das Federais e das Estaduais, que tem propostas de lutas, como o dia de luta contra o racismo e o dia de luta contra o assédio moral e sexual, e isso é muito importante. A denúncia sobre a questão do ponto eletrônico é um avanço que nós temos e um enfrentamento que precisa ser feito. Para além da denúncia só do ponto eletrônico, mas também do controle hoje do trabalho docente. Em relação aos setores esses são aspectos importantes, e também votamos algumas pautas do tema dois, como a questão do enfrentamento ao genocídio e ataque ao povo palestino e ainda, com muita emoção, aprovamos por unanimidade um TR que trata do enfrentamento e da luta contra o assassinato e execução de homens e mulheres, mais especificamente do caso de Marielle Franco”, concluiu a docente.
 

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Apresentação da Carta de Fortaleza encerra o 63º Conad

SVG: calendario 04/07/2018
SVG: tag 63 CONAD
Plenária aprovou contas do ANDES-SN e escolheu Brasília como sede do Conad de 2019

Docentes atualizam plano de lutas geral do ANDES-SN

SVG: calendario 02/07/2018
SVG: tag 63 CONAD
Deliberações foram tomadas no sábado, 30, durante o 63º Conad

Revista ‘Universidade & Sociedade’ teve duas edições lançadas no Conad

SVG: calendario 29/06/2018
SVG: tag 63 CONAD
Temas em destaque são ’50 anos do maio de 68’ e ‘130 anos da abolição da escravidão’
Veja todas as notícias