Notícias

11/07/2018   13/07/2018 15h55 | A+ A- | 492 visualizações

Professor da UFSM fala sobre rock e literatura: confira o vídeo

Entrevista com Gérson Werlang veiculada na sexta, 13, Dia Mundial do Rock


Gérson Werlang: professor da UFSM, integrante da 'Poços & Nuvens', e atualmente em carreira solo

Na sexta, 13 de julho, considerado ‘Dia Mundial do Rock’, a Sedufsm veicula uma entrevista em vídeo, pelo facebook (e youtube), com o professor Gérson Werlang, do departamento de Música da UFSM. Atuando como docente da instituição desde 2015, Werlang deu aula no curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF) durante 20 anos (1995-2015). Gérson Werlang também é bastante conhecido pelo fato de ser um dos fundadores da banda de rock progressivo, surgida em Santa Maria no ano de 1986, a ‘Poços & Nuvens’, através da qual foram lançados três CDs e um DVD ao longo de três décadas. Atualmente, o músico se prepara para o lançamento de seu terceiro disco em carreira solo.

Durante a entrevista concedida à assessoria de imprensa da Sedufsm, o professor e músico respondeu a questões falando, por exemplo, da influência da música na vasta obra do escritor gaúcho, Érico Veríssimo. Aliás, a conexão dos temas foi destacada na tese de doutorado de Werlang, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, em 2009. Aproveitando o gancho, ele falou também sobre a possibilidade de uso da música como “veículo” de exteriorização da crítica social.

No depoimento concedido à assessoria da Sedufsm, o músico fez a distinção entre os estilos de rock mais “pesados” e o “progressivo”, que se aproxima bastante da música clássica. Evidentemente, Gérson Werlang falou sobre a importância da “Poços & Nuvens” não somente para ele, mas enquanto banda autoral, para a música santa-mariense, gaúcha, brasileira, e com repercussão internacional.

Em uma das últimas questões respondidas, o professor do curso de Música disserta sobre as políticas públicas e seu papel de incentivo a uma educação musical por parte da população.

Acompanhe nesta sexta, 13 de julho, pelo facebook da Sedufsm, a entrevista com o professor e músico, Gérson Werlang. Se preferir, acesse o vídeo pelo youtube.



Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet