Notícias

20/07/2018   20/07/2018 17h40 | A+ A- | 274 visualizações

Cultura na Sedufsm reflete sobre jornadas de junho, cinco anos depois

Professor Pablo Ortellado e jornalista Alexandre Haubrich estarão em evento no dia 20 de agosto


E o projeto ‘Cultura na Sedufsm’, da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, realiza a sua 75ª edição no próximo dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Suze Scalcon (André Marques, 665). O tema é “Jornadas de junho, cinco anos depois. Como estão as ruas?”. Participam como debatedores o professor da Universidade de São Paulo (USP), Pablo Ortellado, que já esteve em Santa Maria em evento similar, mas no dia 6 de dezembro de 2013; e o jornalista Alexandre Haubrich, baseado em Porto Alegre, editor e responsável pelo site “Jornalismo B”. A coordenação será da professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Liliane Dutra Brignol.

Pablo Ortellado, um dos debatedores, é professor de gestão de políticas públicas na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador, ele acompanhou os protestos do Movimento Passe Livre (MPL), na capital paulista, em 2013, e que foram uma espécie de estopim das manifestações que mais adiante se espalharam pelo país. As análises de Ortellado compuseram o livro escrito com outras parcerias, intitulado ‘20 centavos: a luta contra o aumento’. Pablo Ortellado também é colunista do jornal Folha de São Paulo e, desde 2016, coordena via facebook o “Monitor do Debate Político no Meio Digital”.

Alexandre Haubrich, além de jornalista e cientista social, atua como assessor de imprensa do Sintrajufe/RS e coordena o site ‘Jornalismo B’. Haubrich acaba de publicar o livro “Nada será como antes2013, o ano que não acabou, na cidade onde tudo começou”. A publicação foi editada pela ‘Libretos’, e trata dos protestos de 2013 em Porto Alegre. Ainda traz a narrativa das mobilizações, análises e entrevistas com militantes, além de um prelúdio escrito pelo militante Matheus Gomes.

Já a coordenadora da mesa de discussões, Liliane Brignol, é professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa ‘Mídia e identidades contemporâneas’.

A entrada para o Cultura na Sedufsm é franca.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet