Notícias

01/08/2018   01/08/2018 15h40 | A+ A- | 220 visualizações

Prefeito de São Lourenço do Sul veta ‘Escola Sem Partido’

ANDES-SN repudia projeto de cidade gaúcha. Vereadores analisam veto na segunda, 6


Entidades e movimentos pressionaram junto à prefeitura para que projeto fosse vetado

O prefeito de São Lourenço do Sul (RS), Rudinei Harter (PDT), vetou na segunda-feira (30), por inconstitucionalidade, o projeto que instituía no município o programa ‘Escola Sem Partido’. A Câmara Municipal havia aprovado o projeto no dia 16 de julho por seis votos favoráveis e quatro contrários. O projeto foi proposto por vereadores do PSDB, PDT e PP e representantes do Movimento Brasil Livre (MBL). Agora, o projeto volta para a Câmara, que ainda pode derrubar o veto.

Enquanto isso, a luta por uma educação democrática e sem censura continua. Professores, estudantes e diversas entidades sindicais seguem mobilizados em resistência ao projeto. Eles organizaram um ato no mesmo dia, em frente à Câmara Municipal, para pressionar os vereadores que são favoráveis à aprovação. Já a diretoria do ANDES-SN divulgou, em nota, o repúdio à ação dos vereadores da cidade gaúcha.

 Conforme o Sindicato, diante da atual conjuntura de retirada de direitos e criminalização dos movimentos feministas, LGBTQs, negros e indígenas “os Projetos de Lei do programa Escola sem Partido consistem num retrocesso e um elemento que acirra esse processo de recrudescimento, além de amordaçar a educação e o(a)s docentes”.

Cristiano Ruiz Engelke, presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande (Aprofurg – Seção Sindical do ANDES-SN), também comemorou a decisão do prefeito após a luta realizada pelas entidades sindicais e movimentos sociais. “O veto é muito importante e é uma conquista da comunidade de São Lourenço do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil. O veto é resultado da luta e não um ‘favor’ do prefeito”, afirma.

Fonte: ANDES-SN e Aprofurg

Foto: Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet