Notícias

04/09/2018   04/09/2018 16h15 | A+ A- | 352 visualizações

Brique da Vila Belga ganha nova fisionomia

Trabalho foi desenvolvido por alunas de Desenho Industrial da UFSM


Nova identidade visual do Brique, desenvolvida por Karoline Gonçalves e Tayane Senna

O já tradicional Brique da Vila Belga, que ocorre desde 2015, no primeiro e terceiro domingo de cada mês, na histórica Vila Belga, em Santa Maria, está de cara nova. A mais recente fisionomia do Brique foi construída no Laboratório de Identidade Visual e Comunicação, pelas estudantes Karoline Gonçalves e Taynane Senna, ambas do curso de Desenho Industrial da UFSM. A coordenação do trabalho foi do professor Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio.

A concretização desse projeto, conforme explica Karoline, foi a sugestão do professor Máucio, de “lidar com uma prestação de serviços real, oferecendo um trabalho significativo para a sociedade de Santa Maria”. Segundo a acadêmica, após essa ideia ter sido aceita pelo grupo, foi feito um contato com o presidente da Associação da Vila Belga, Kalu da Cunha Flores, que se mostrou simpático e receptivo à proposta. A partir de então, entrevistas foram realizadas com moradores da localidade e também com expositores do Brique. Uma pesquisa foi feita sobre a história do evento e também sobre a própria Vila, que tem origem no movimento ferroviário da cidade.

O resultado desse trabalho foi a nova identidade visual do Brique que, de um lado, valoriza a simbologia maior, que é a arquitetura da Vila Belga, e, por outro, acrescenta os elementos “sol” e “coqueiro”, que representam os elementos da natureza que compõem o local, passando uma ideia de lazer e leveza. Explica ainda Karoline que, as formas curvas das figuras demonstram movimento, descontração, as cores fortes e vivas, que simbolizam a alegria presente no Brique.

Para Kalu Flores, essa mudança de identidade visual do Brique é importante, tendo em vista que o evento se consolidou também como um valorizador do patrimônio histórico da cidade. Para ele, além de realçar aspectos arquitetônicos da Vila, a nova marca destaca a alegria expressada pelo evento, simbolizada na imagem do sol e das cores vibrantes.

 Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Laboratório de Identidade Visual e Comunicação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet