Notícias

06/09/2018   07/09/2018 01h57 | A+ A- | 251 visualizações

Portaria 182 da Capes gera polêmica e divide opiniões

Sindicato aponta medida em sintonia com cortes, mas área de pós-graduação não vê relação com enxugamento


Medida da Capes pode levar a cortes na pós-graduação?

Em 14 de agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou a portaria 182, estabelecendo que programas com doutorado devem obter pelo menos nota quatro para permanecerem e/ou ingressarem no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). No entendimento do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes, a medida dificulta a continuidade de programas de pós-graduação em mestrado e doutorado e tem o objetivo de mascarar os cortes, que alcançaram mais de R$ 3 bilhões nos últimos três anos. Entretanto, alguns setores envolvidos com a pós-graduação, ouvidos pela assessoria de imprensa da Sedufsm, não veem relação direta entre a portaria e os cortes.

Para o pró-reitor adjunto da Pó-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPGP) da UFSM, José Fernando Schlösser, a Portaria 182 não traz novidade, pois essa discussão já vinha acontecendo pelo menos desde o ano passado.  Na análise do professor, aceitar um programa de doutorado que tenha avaliação inferior a quatro é quase impossível. Conforme o pró-reitor adjunto, os cursos de doutorado com nota três são considerados como ‘carecendo de regularidade’ e, que, para se manter, precisam melhorar a nota. Schlösser diz ainda que existem poucos doutorados com nota três em Instituições Federais e, por esse ponto de vista, o fechamento desses não causaria um grande impacto para a economia do governo, se essa fosse a intenção.

Segundo os dados apresentados pelo pró-reitor, existem hoje, no Brasil, 2.198 cursos de doutorado. Desse total, apenas 45 estariam com nota ‘3’ e, que, portanto, deverão ser encerrados a partir dos efeitos da Portaria 182. A grande maioria, correspondendo hoje a 947 cursos de doutorado, tem nota ‘4’. Os de nota ‘5’ chegam a 710, os de nota ‘6’ totalizam 306 cursos. No topo, com nota ‘7’, são 190 cursos, dentre eles, dois da UFSM: o programa de doutorado em Química e o de Medicina Veterinária.

Fábio Duarte, que coordenou até o mês de março, durante quatro anos, o programa de doutorado em Química da UFSM, não vê relação entre cortes de recursos e a medida da Capes. Para ele, é importante que se prime pela qualidade da pós-graduação. Todavia, pondera que é preciso ter certo cuidado devido às diferenças regionais. Há localidades do país, como por exemplo, no norte, em que a carência de cursos de doutoramento é maior. No que se refere a possível economia com fechamento de cursos que hoje possuem nota 3, Duarte ressalva que esses são em menor quantidade e também, em geral, mais baratos. Segundo ele, um curso nota 6 ou nota 7 é muito mais dispendioso para o governo.

Avaliações

O professor da Universidade Federal da Bahia, Robert Verhine, que responde pela coordenação da área de Educação na Capes, defende o fechamento de doutorados nível 3 que têm mantido a nota por duas avaliações quadrienais consecutivas. No entanto, ele pondera sua contrariedade ao artigo da portaria que diz que os mestrados vinculados a tais doutorados também seriam fechados. “Eu acho que esta determinação para fechar cursos de mestrado nível 3 será alterada em breve, pois não faz sentido e não tem o apoio da comunidade acadêmica”, enfatiza. Ainda segundo o docente, essa questão, da exigência mínima de nota 4, já era uma discussão corrente há algum tempo no Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes.

A assessoria de imprensa da Sedufsm procurou mais dois coordenadores de programas de pós-graduação da UFSM. Um deles preferiu não se manifestar por não estar totalmente inteirado do assunto. O outro disse que há dificuldade, sim, com os cortes na pós-graduação, entretanto, não vê relação direta entre a Portaria 182 da Capes e a política de enxugamento do governo. Mas, preferiu não opinar publicamente.

Confira aqui a Portaria 182.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet