Notícias

24/09/2018   24/09/2018 14h50 | A+ A- | 278 visualizações

Santa Maria sedia reuniões de GTs do ANDES-SN de 28 a 30 de setembro

Evento terá seminários que debaterão aborto, capacitismo e saúde dos docentes com deficiência


Painel ocorrer na sexta, dia 28, no Auditório Suze Scalcon, da Sedufsm

Santa Maria, através da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), vai sediar entre os dias 28 e 30 de setembro (sexta a domingo), reuniões de Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes. Reúnem-se na sede da Sedufsm (André Marques, 665) e no Itaimbé Palace Hotel, os Grupos de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e de Política de Classe, questões étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Para alavancar os debates, ocorrerão três seminários: na sexta (28) à noite, na Sedufsm, um primeiro, que tratará de “direitos sexuais e reprodutivos”; no sábado (29) pela manhã, na Sedufsm, um seminário que abordará “a luta contra o capacitismo” e, na tarde de sábado (29), um terceiro debate, que tratará da “saúde dos docentes com deficiência”, também na Sedufsm.

O painel que ocorre na sexta (28), às 18h, no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm, tem como título “Direitos sexuais e reprodutivos: legalização do aborto, defesa da vida das mulheres e trabalhadora docente”. O evento é uma alusão ao Dia Latino-americano e Caribenho pela descriminalização e legalização do aborto e promovido pelo GTPCEGDS. As painelistas serão:

Paula Grassi- do grupo ‘Católicas pelo direito de decidir’- ADPF 442, a defesa da vida das mulheres;

Anahi Guedes de Mello (UFSC)- mulheres com deficiência no debate sobre o aborto;

Livia Barbosa – Unb, Instituto Anis- O aborto no Brasil;

Ariane Moreira- Militante do movimento de mulheres Olga Benário;

Zadi Zaro- Frente pela legalização do aborto- RS.

Capacitismo, trabalho, saúde e deficiência

No sábado, 29 de setembro, na sede da Sedufsm, ocorre o seminário “A luta contra o capacitismo nas Instituições de Ensino Superior”, que é organizado de forma conjunta pelos três GTs (GTPE, GTSSA e GTPCEGDS). O seminário será precedido por uma atividade cultural e, às 9h20 inicia o painel “A luta contra o capacitismo numa abordagem interseccional entre raça, gênero e classe”. As expositoras serão:

Anahi Guedes de Mello- Antropóloga, doutoranda em Antropologia Social pela UFSC;

Livia Barbosa- UnB, Instituto Anis.

E, na parte da tarde, a mesa 2 que tem como tema “Trabalho e saúde dos (as) docentes com deficiência”, a partir das 14h. As painelistas serão:

Fabiane Costas- professora do Centro de Educação da UFSM;

Iuri Falcão- advogado popular, coordenador do Ideas.

O seminário encerra às 18h com uma atividade cultural.

Além dos seminários, ocorrerão reuniões separadas de dois GTs: do GTPCEGDS, das 9h às 17h de sexta, 28, na sede da Sedufsm. E, do GTPE, a reunião ocorre na sexta, 28 (9h às 17h) e no domingo, 30, das 9h às 12h, no Itaimbé Palace Hotel.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: ANDES-SN

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet