Notícias

03/12/2018   03/12/2018 15h31 | A+ A- | 173 visualizações

Frente de Trabalhadores divulga nota sobre moção ao projeto ‘Escola Sem Partido’

Sindicalistas, estudantes e movimentos organizam manifestação para esta terça, 4 de dezembro


Os sindicatos, entidades e movimentos que se organizam junto à Frente Única de Trabalhadores e Trabalhadoras de Santa Maria, divulgaram nota pública tecendo considerações crítica ao projeto ‘Escola Sem Partido’ e, especialmente, à proposta apresentada pelo vereador do MDB de Santa Maria, João Kaus, de uma moção de apoio a esse projeto, visto pelas entidades que compõem  a Frente como a implementação da “Escola com mordaça’. A moção do parlamentar santa-mariense tem previsão de ser apreciada pelos demais integrantes do Legislativo na tarde desta terça, 4 de dezembro. A Frente de Trabalhadores pretende estar presente, a partir das 14h, na sede da Câmara Municipal. Confira aqui mais informações sobre a Frente Única. Acompanhe a íntegra da nota:

“CONTRA A LEI DA MORDAÇA EM SANTA MARIA

A atual conjuntura é de ataque a todos e todas que constroem, ou tentam construir, um modelo de educação justo, horizontal e emancipador. O cenário ainda se intensificará no próximo ano, com a posse de um presidente eleito que sugere um programa que é oposto aos interesses e necessidades da maioria da população pobre e da classe trabalhadora deste país. As políticas neoliberais já não estarão mais apenas no campo do discurso, mas também no das ações institucionais, com respaldo legal e simbólico para que projetos de retirada de direitos, privatização de estatais e crimes de ódio contra maiorias minorizadas sejam legitimados.

No que tange ao ensino, já há e haverá em maior intensidade um boicote à educação pública, gratuita e qualidade, seja ela em nível da pré-escola, educação básica, ensino superior e pós-graduação. Os educadores, que há muito já sofrem com a desvalorização de seu trabalho, seja por meio do não pagamento do seu já baixo salário ou pelo descaso com a importância de seu papel na sociedade, terão que temer por sua liberdade de expressão e segurança. Isto pelo que significa o PL 7180/2014.

O projeto “Escola Sem Partido”, que podemos traduzir para “Escola com Mordaça”, ganha cada vez mais força em nossa sociedade, alavancado por instituições conservadoras e manipuladoras, no que diz respeito ao teor do projeto. Ao defenderem o fim de "partidos" em sala de aula, o que desejam não é a imparcialidade, o que por si só é impossível, dado que o processo de formulação e transmissão de saberes é feito por pessoas, estas, seres subjetivos que falam de algum lugar com alguma visão. Desejam dar fim ao ensino crítico, laico e humanizado. Junto a outros projetos, como o da PEC do Fim do Mundo e o da Reforma do Ensino Médio, irão prejudicar o acesso e a permanência de milhares de jovens e adultos no sistema educacional formal, sendo estes majoritariamente pobres e negros.

A Câmara de Vereadores de Santa Maria apresenta neste dia 4 de dezembro, uma moção de apoio ao PL Escola Sem Partido. Denunciamos não somente o projeto, mas também vereadores, como é o caso do sr. João Kaus (MDB), autor da proposta de moção, que se dizendo representantes do povo, voltam-se contra os interesses da maioria da população ao apoiar um projeto que amordaça professores e a comunidade estudantil como um todo.

O ensino deve ser laico, crítico e questionador. É evidente que o projeto de lei, que se utiliza do apartidarismo como muleta de argumento, não tem o intuito de neutralizar a educação, mas sim transformá-la em algo excludente e acrítico. Não toleraremos a intimidação de nossos professores e a subordinação de nossos e nossas estudantes. A educação é o alicerce de uma sociedade emancipada e livre, e assim deverá permanecer.

Portanto, nós, educadores, educandos, trabalhadores e trabalhadoras, fazemos um apelo à sensibilidade e ao senso de ética, democracia e justiça dos vereadores, para que não apoiem um projeto autoritário como a Lei da Mordaça.

Frente Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santa Maria”
 

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet