Notícias

28/12/2018   29/12/2018 00h02 | A+ A- | 1480 visualizações

Santa Maria perde Zanatta, lutador e poeta latino-americano

Professor da UFSM, ex-diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta faleceu na tarde desta sexta, 28


Velório de Humberto Gabbi Zanatta previsto para ocorrer na Câmara de Vereadores de Santa Maria

"Talvez um dia, não mais existam aramados
E nem cancelas, nos limites da fronteira
Talvez um dia milhões de vozes se erguerão
Numa só voz, desde o mar as cordilheiras
A mão do índio, explorado, aniquilado
Do Camponês, mãos calejadas, e sem terra
Do peão rude que humilde anda changueando
É dos jovens, que sem saber morrem nas guerras
América Latina, Latina América
Amada América, de sangue e suor
..."

O trecho acima faz parte da canção "América Latina", composta por Humberto Gabbi Zanatta e Francisco Alves, eternizada na voz do argentino-brasileiro, Dante Ramon Ledesma. Não é a única composição de Zanatta, professor aposentado do departamento de Ciências Sociais da UFSM, e ex-diretor da Sedufsm nas gestões 2012-2014 e 2014-2016. Mas, certamente é uma das que mais sintetiza a obra desse escritor, poeta e lutador social, que chegou a ser vereador, entre 1989 e 1992, mas desistiu da carreira política, justamente por não vê-la como uma "carreira". Humberto Gabbi Zanatta, formado em Direito pela UFSM (1973) e em Jornalismo pela mesma instituição (1982), faleceu, conforme informações da assessoria de imprensa do Hospital de Caridade, às 16h15 da tarde desta sexta, 28 de dezembro, aos 70 anos de idade. A causa mortis foi parada cardiorrespiratória, mas o docente já sofria de cardiopatia, tendo sido submetido à séria intervenção em julho deste ano. O velório ocorre na Câmara de Vereadores de Santa Maria, e o sepultamento às 16h deste sábado, no Cemitério Ecumênico Municipal.

'América Latina jamais será a mesma'

O presidente da Sedufsm, gestão 2018-2020, e que foi colega de diretoria de Zanatta na gestão 2012-2014, professor Júlio Quevedo, lamentou com tristeza a morte. Para Quevedo, Humberto Gabbi Zanatta era um "amigo e companheiro de lutas sindicais", também um compositor que "fez da vida uma eterna poesia". Na visão do presidente da Sedufsm, a "América Latina jamais será a mesma depois da letra da música que traduz as nossas culturas e identidades latino-americanas". 

Dante Ledesma e Zanatta (foto acima)

'Memória infinita'

Após as primeiras divulgações do falecimento, através das redes sociais, muitas manifestações comovidas. Através do facebook do site do jornalista Claudemir Pereira, o professor aposentado de História da UFSM, também filiado à Sedufsm, Vitor Biasoli, assim escreveu: "Perdemos um parceiro de atividades culturais e uma memória infinita a respeito das pessoas e acontecimentos da cidade e região".

Humberto Gabbi Zanatta, na década mais recente, recebeu diversas homenagens pelo conjunto de sua obra. Em 30 de novembro de 2011, na comemoração de 22 anos da Sedufsm, recebeu a homenagem diretamente de Dante Ramon Ledesma, na praça Saldanha Marinho. Em março de 2014, a homenagem foi do professor da UFSM, Ricardo Rondinel, ex-presidente da Sedufsm, que interpretou a canção de Zanatta também na praça central de Santa Maria, em evento do sindicato. Um ano antes, em março de 2013, no Congresso do ANDES-SN que ocorrera no Rio de Janeiro (RJ), do qual Zanatta fora como delegado sindical, homenagem também foi prestada.

Muito além da veia poética, Zanatta era um educador. Em depoimento para uma matéria sobre o Dia do Professor ao site da Sedufsm, em 14 de outubro de 2013, ele assim resumiu o papel do professor: “ser professor é muito mais do que simplesmente crer nas possibilidades do papel social que desempenhamos." Ser professor é, sobretudo, manter “o espírito crítico, que supera a credulidade, o que exige esforço contínuo e disciplinado para se perceber além das aparências e dos ideais”.

Ricardo Rondinel homenageia Zanatta (foto acima)

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Arquivo/Sedufsm

Assessoria de imprensa da Sedufsm
 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!

Comentários



Diovanna Dias Zanatta disse...

Dia 31/12/18 às 00:59

Muito obrigada, Fritz! Muito obrigada ao Sindicato! OBS: Queria roubar todas fotos do pai.



Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet