Cronista e docente da UFSM prepara lançamento de novo livro SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/01/19 11h56m
SVG: views 1428 Visualizações

Após 12 anos, Vitor Biasoli publica “O fundo escuro da hora”, que mistura política e tensões da alma

Alt da imagem
Biasoli: da luta armada às faces sombrias da alma humana

Luta armada, embates políticos e faces sombrias da alma humana. Tudo isso, junto e misturado, na obra do cronista e professor aposentado do departamento de História da UFSM, Vitor Biasoli. O livro foi publicado pela ‘Chiado Books’, de Portugal, em novembro passado, e deve ser lançado, oficialmente, em meados de março, em Santa Maria, ressalta o docente. A publicação acontece 12 anos após o primeiro livro de contos, que foi em 2007, intitulado ‘Uísque sem gelo’. Antes disso, Biasoli publicou outros textos de ficção, entre eles, ‘Jorge encontra Lilian: novela juvenil’ (1998) e ‘Calibre 22: poemas’ (1999).

Conforme a descrição, a obra a ser oficialmente lançada é constituída por tramas ambientadas no extremo sul do Brasil, nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, mas que não se fecha ao entendimento de quem não conhece esses lugares.

No conto que dá título ao livro, um homem relembra um episódio envolvendo uma integrante da luta armada contra a ditadura militar e acerta as contas com o passado. Essa é apenas uma pista do que essa publicação contém, em suas mais de 130 páginas.

Quanto ao autor, mais que conhecido no meio cultural e literário de Santa Maria, Vitor Biasoli é pelotense, onde nasceu em 1955. Formou-se em História pela UFRGS, mestre em Letras pela PUC-RS e doutor em História Social pela USP. Integra a ‘Turma do Café’ com Orlando Fonseca, Athos Miralha e outros, tendo já vários livros coletivos, entre eles (o último), "Descontos". Já preparam uma nova obra para este ano: "Baixada Melancólica: contos da Depressão Central".

 Para quem quiser mais um spoiler: algumas das fotos de “O fundo escuro da hora” são da máquina fotográfica do autor. E para acompanhar as reflexões do professor, aposentado desde 2016, também há a opção de acessar o blog "a louca que passa".

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert e Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias