Notícias

16/01/2019   16/01/2019 16h05 | A+ A- | 185 visualizações

AVTSM promove Seminário de Prevenção nos 6 anos da tragédia Kiss

Evento, que ocorre no dia 26/01, visa a sensibilizar comunidade e poder público


Programação completa do Seminário de Prevenção de Tragédias Evitáveis, no dia 26

No próximo dia 27 completam-se seis anos da tragédia na boate Kiss, que vitimou 243 jovens. Para marcar a data, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realizará, no dia 26 de janeiro, no Auditório Wilson Aita (CT-UFSM), o Seminário de Prevenção de Tragédias Evitáveis. O objetivo, segundo os organizadores, é, além, de honrar a memória dos jovens que perderam suas vidas naquela noite, sensibilizar a comunidade e os órgãos governamentais e não-governamentais para que tragédias dessa natureza não mais se repitam. O evento tem apoio da Sedufsm.

A primeira palestra do seminário tem início às 14h e contará com a presença do diretor do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Alexandre Campos, e do responsável técnico pelo Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões do Centro Tecnológico do Ambiente do IPT-SP, Antonio Berto. Ambos abordarão questões como segurança, engenharia e normas técnicas para prevenção de tragédias evitáveis.

Na sequência, um painel tematiza “O papel e a importância da mídia nas tragédias”, com participação dos jornalistas Marcelo Canellas, Elói Zorzeto e Daniela Arbex (autora do livro ‘Todo dia a mesma noite’). Logo em seguida, será exibido o documentário “AVTSM – Cronologia de uma tragédia”, de Paulo Nunes de Carvalho.

Para fechar o seminário, o painel “Direitos Humanos” traz a mestre em Direito e responsável pelo litígio internacional do caso Kiss, Tâmara Soares, e a doutoranda em Direito Internacional pela USP, Raquel Lima. Aqui, os debates estarão centrados em questões como riscos à vida e direitos de proteção, feminicídio, racismo, homofobia, dentre outras formas de opressão.

Vigília e Cavalgada da Paz

Findo o seminário, a AVTSM convida os participantes para se deslocarem até a tenda da Associação, na praça Saldanha Marinho, a partir das 21h. Às 23h, já em frente ao prédio onde funcionava a boate, ocorre uma cavalgada em homenagens às vítimas, sobreviventes e familiares.

Homenagens na Praça

No dia 27 de janeiro, a programação em referência aos seis anos da tragédia na boate Kiss segue na praça Saldanha Marinho, onde ocorrerão exposição de fotos, apresentações artísticas e ato ecumênico. Destaca-se o lançamento da revista científica com artigos escritos por formandos da UFSM que utilizaram o caso Kiss como objeto de reflexão em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Veja, abaixo, a programação completa do dia 27.

 

 

Texto: Bruna Homrich

Imagens: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet