Frente Única alerta para mobilização contra reforma da previdência SVG: calendario Publicada em 16/01/19 17h33m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/01/19 17h34m
SVG: views 1059 Visualizações

Centrais sindicais discutiram luta por aposentadoria em reunião nesta terça, em São Paulo

Alt da imagem
Estudantes indígenas foram convidados e deverão participar de reuniões da Frente

As principais centrais sindicais do país se reuniram nesta terça, 15, em São Paulo, na sede do Dieese. Representantes da CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical e Nova Central, apontaram como um dos principais focos de atuação em 2019, a luta contra a reforma da previdência, que vem sendo esboçada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). Essa informação foi relatada pelo vice-presidente da Sedufsm e membro da CSP-Conlutas, professor João Carlos Gilli Martins, durante novo encontro da Frente Única de Trabalhadoras e Trabalhadores de Santa Maria, na tarde desta terça (15), no auditório Suze Scalcon, da seção sindical dos docentes.

Conforme Gilli, a Frente precisa estar atenta à construção que está começando a ser efetivada pelas centrais sindicais contra a proposta de reforma previdenciária e em defesa de uma aposentadoria digna. O vice-presidente da Sedufsm acrescentou que na reunião das centrais já foi apontado o dia 20 de fevereiro como data para a ocorrência de uma plenária unitária dessas entidades.

O tema da luta pelo respeito aos direitos dos povos originários também foi trazido na reunião desta terça. Foram feitos contatos com estudantes indígenas da UFSM, que manifestaram interesse em começar a participar dos encontros da Frente, mas ainda sem uma previsão de quando estarão presentes. Mateus Lazzaretti, estudante ligado ao DCE da UFSM, enfatizou que o tema das dificuldades orçamentárias da universidade, a partir dos cortes governamentais, também deve fazer parte do horizonte de preocupações do grupo.

Pré-conferências de Saúde

Um dos aspectos que já vinham sendo levantados nas reuniões é de se buscar estratégias de a Frente inserir-se junto à comunidade, dialogando e levando as pautas discutidas nos encontros. Uma forma de se começar a fazer isso é participando das pré-conferências municipais de saúde, que justamente preparam para a conferência municipal deste ano. Já existe uma agenda dessas reuniões preparatórias, sendo que as duas primeiras ocorrem nos próximos dias: sábado, 19 de janeiro, às 18h, na Vila Maringá; e, segunda, 21 de janeiro, às 19h, no KM3. Alguns presentes à reunião da Frente se voluntariam para ir a essas primeiras atividades.

Para a professora Maristela Souza, secretária-geral da Sedufsm, é preciso levar um dos principais eixos de ação da Frente, que é a defesa de direitos e das liberdades democráticas. Tão importante quanto isso, ressaltou a professora Marian Noal Moro, é ouvir as pessoas da comunidade, e tentar trazê-las à participação nas lutas mais amplas.

 Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm e Sinasefe promovem debate sobre o PGD

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Docentes relatam imposição arbitrária da Reitoria para a aprovação da minuta do Programa

Sedufsm promove assembleia geral da categoria na próxima quarta, 20 de março

SVG: calendario 14/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Plenária, que acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), vai discutir a campanha salarial e construção da greve

Reunião docente sobre o PGD/UFSM acontece nesta sexta-feira, 15

SVG: calendario 13/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação “Acolhimento Sedufsm”, e terá transmissão ao vivo no YouTube
Veja todas as notícias