Notícias

25/02/2019   06/03/2019 15h58 | A+ A- | 423 visualizações

Agenda 2019 da Sedufsm comemora os 30 anos da entidade trazendo luta, arte e ideais

Com frases de grandes pensadores, artigos de docentes, poesias e pinturas, a nova agenda já pode ser retirada na sede do sindicato


Com frases de grandes pensadores, artigos de docentes, poesias e pinturas, a nova agenda da Sedufsm já pode ser retirada na sede do sindicato. A edição deste ano traz estampada em sua capa a frase do cientista inglês Isaac Newton: "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes". A ideia é exaltar a docência e a pesquisa. Em uma época na qual o trabalho das professoras e professoras é cada vez menos valorizado, a agenda comemorativa dos 30 anos da Sedufsm te lembrará todos os dias que há conhecimento, arte e motivos para lutar.

A agenda 2019 da Sedufsm está disponível para todas(os) os(as) docentes sindicalizadas(os) que podem retirar seu exemplar junto à secretaria do sindicato (rua André Marques, 665), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aqueles(as) professores(as) que não residem em Santa Maria podem contatar a seção sindical no telefone (55 3222-5765) ou no email (sedufsm@terra.com.br) solicitando o envio da agenda via correio.

Os 30 anos da Sedufsm em artigos e testemunhos

A primeiras páginas da agenda são destinadas a uma retomada histórica da caminhada do Sindicato. Sua fundação em meio a tencionamentos sobre o direito de sindicalização, em 89. Os anos de grandes greves e lutas salariais durante os anos 90. A luta pela idependência do Sindicato Nacional e a denúncia de ataques contra a classe trabalhadora desde o começo dos anos 2000. A Sedufsm completa 30 anos mais importante do que nunca, refletindo sobre a sua história e buscando lições para enfrentar os anos que virão. Sempre defendendo uma universidade pública, estatal, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada. 

Os primeiros passos são lembrados em um artigo dos fundadores e integrantes da primeira diretoria do sindicato, Professor Clóvis Guterres e Cecília Pires. O artigo traz o testemudo dos dois docentes e como foi o clima que envolveu a decisão pela criação de um sindicato de docentes da UFSM e a primeira assembleia. 

O professor aposentado do departamento de economia da UFSM e ex-presidente da Sedufsm, RIcardo Rondinel, traça um histórico da evolução dos salários e modelos de carreira que os docentes do ensino superior público experimentaram no Brasil. O professor demonstra a influência do sindicato na luta pela valorização docente e mostra como as greves e negociações da Sedufsm e do ANDES-SN impediram que grandes prejuízos fossem absorvidos pela categoria.

"Uma carta para a Educação" é o título do emocionante artigo da professora e ex-presidente da Sedufsm, Fabiane Costa. O texto dirige-se à educação contando as novidades, positivas e negativas, do momento em que vivemos. A professora Fabiane clama para que a educação novamente seja uma ferramenta de transformação e que nos ajude a todos para que possamos evitar maiores retrocessos sociais em tempos tão difíceis.

E "Cartas a quem se foi..." o professor e também ex-presidente da Sedufsm, Adriano Figueiró, lembra de docentes e militantes históricos destes 30 anos de sindicato dos docentes da UFSM. Conta histórias de luta e de resistência, bem como anedotas e relembra com saudade dos valores de tantos que ajudaram a construir a Sedufsm.

O projeto gráfico

A agenda deste ano foi confeccionada pela editora Sundermann e a temática do projeto gráfico é a palavra "antologia", que deriva do grego e significa "coleção de flores". Modernamente no entanto, o termo ganhou o sentido mais amplo que conhecemos, de compêndio, de uma seleção de obras (literárias ou musicais, por exemplo). "É, por um lado, uma antologia de poemas e pinturas para o dia-a-dia, reunindo trechos e recortes de consagrados artistas, assim como de grandes colaboradores do projeto" descreve o texto de acompanhamento da edição. O projeto gráfico ainda orna as margens das folhas com flores e plantas em paletas de cores que transmitem a identidade de cada estação.

Texto e fotografias: Ivan Lautert

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet