Notícias

26/02/2019   26/02/2019 21h02 | A+ A- | 2322 visualizações

Novo contrato da UFSM com a SulClean deve causar demissões de terceirizados

Em vídeo, o reitor Paulo Burmann diz que a UFSM não tem gerência sobre o número de servidores contratados pelas empresas


A partir desta sexta-feira, dia 1 de março, entra em vigor o novo contrato de serviços terceirizados entre a Universidade Federal de Santa Maria e a empresa SulClean, vencedora do último processo licitatório lançado em 2018. O contrato representará uma economia de 4 milhões de reais para os cofres da Universidade, porém, deve causar demissões entre os funcionários terceirizados. Em 2017 quando a economia no setor foi de R$ 3,8 milhões, 134 postos de trabalho foram perdidos.

O reitor Paulo Burmann explicou em vídeo publicado pelo seu gabinete que a UFSM não tem qualquer gerência sobre quantos servidores serão empregados pela SulClean no cumprimento do novo contrato. "Eventuais demissões que possam ocorrer dentro deste processo, serão definidas exclusivamente pela empresa" afirma o reitor. No final do vídeo, Burmann ressalta que a Universidade lamenta a eventual perda de qualquer posto de trabalho entre os terceirizados, que segundo ele prestam um serviço importantíssimo para a UFSM.

O novo contrato tem vigência até 2024 e pode ser renovado por mais um ano. Desde 2014 a SulClean presta serviços de vigilância, portaria, recepção, limpeza, locação de mão-de-obra e serviços administrativos nos campi da UFSM. Neste período de 5 anos, a UFSM desembolsou 28 milhões em pagamentos à empresa. Segundo a reitoria, o novo contrato coloca os serviços prestados pela SulClean em ordem de prioridade para o funcionamento da Universidade e áreas como limpeza e transporte, por exemplo, terão que ser limitados e redistribuidos de acordo com a demanda.

Em 23 de janeiro deste ano, o reitor Paulo Afonso Burmann concedeu entrevista coletiva na qual explicou a situação financeira delicada em que se encontra a UFSM. Os cortes nos orçamentos das universidades públicas vem sendo constante desde 2013 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado destinam apenas 12 milhões de reais para o custeio da UFSM em 2019. 
 

Texto: Ivan Lautert

Foto: Farol/UFSM
Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet