Centrais sindicais definem jornada de lutas em defesa da Previdência SVG: calendario Publicada em 29/03/19 16h02m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/03/19 16h08m
SVG: views 1473 Visualizações

ANDES-SN considera calendário de lutas apontado ainda como insuficiente

Alt da imagem
Atos do dia 22 de março foram avaliados como de impacto positivo

Dirigentes das centrais sindicais reuniram-se nessa terça-feira (26), para definir os próximos passos da luta contra a Reforma da Previdência. O encontro aconteceu na sede do Dieese, em São Paulo.  Os participantes também avaliaram os atos do dia 22 de março, considerados vitoriosos pelos sindicalistas. As entidades defiram um calendário de atividades para intensificar a campanha contra a Reforma da Previdência rumo à construção da Greve Geral.

Na próxima terça (2 de abril) haverá o lançamento de um abaixo-assinado nacional contra a Reforma da Previdência. A orientação é que essa atividade seja realizada nos estados e regiões, juntamente com a divulgação da Calculadora do Dieese. O aplicativo simula o tempo necessário para o trabalhador se aposentar, caso a reforma seja aprovada. Na capital paulista, o lançamento ocorrerá em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos, às 10 horas.

O objetivo do abaixo-assinado é intensificar a campanha junto à população, para explicar como a PEC 6/20019 significa o fim do direito à aposentadoria. Pretende-se também alertar para outros ataques, como ao BPC, PIS/PASEP, pensão por morte, entre outros. Será distribuída uma cartilha explicativa para a população.

No dia 9 de abril, acontecerá uma ação unificada das centrais sindicais no aeroporto de Brasília. O foco é pressionar deputados e senadores que desembarcarem no local, para que não votem a favor da PEC da Reforma da Previdência. A partir de agora, orientação é também pressionar de forma permanente os parlamentares, no Congresso e em suas bases.

Outra atividade aprovada é o apoio e participação das centrais sindicais à provável greve nacional dos trabalhadores da Educação. A paralisação está prevista para o dia 26 de abril e será confirmada após reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). A orientação, confirmada a greve, é a realizar de ações unitárias nos estados neste dia, para unificar a defesa da Educação Pública e da Previdência.

O 1° de Maio – Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores – é a próxima data nacional de luta unificada apontada pelas centrais. As manifestações deverão ser organizadas em todo o país com foco na luta contra a Reforma da Previdência e contra o desemprego.

ANDES-SN- Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, considera o calendário de luta das centrais insuficiente para a conjuntura. “O ANDES-SN avalia que o calendário de luta das centrais sindicais está muito aquém das necessidades da conjuntura. Isso nos impõe a tarefa de construir as lutas nos estados. Por isso, devemos construir nos estados os Fóruns Sindicais, Populares e de Juventudes. Os fóruns podem nos levar a um patamar que dê conta dos desafios da conjuntura”, comenta.

O presidente do ANDES-SN também avalia que, se confirmada, a paralisação da CNTE em 26 de abril será uma data fundamental para o crescimento das lutas no país.

Fonte: ANDES-SN e CSP-Conlutas
Foto: Rafael Balbueno
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm convoca assembleia para a próxima quinta, 10 de fevereiro

SVG: calendario 04/02/2022
SVG: tag Reforma da Previdência
Deliberação sobre greve unificada do funcionalismo está na pauta

Previdência do servidor sofre novas alterações em 2021

SVG: calendario 06/01/2021
SVG: tag Reforma da Previdência
Regra de transição exigirá, no mínimo, 98 pontos para homens e 88 para mulheres

Novas alíquotas previdenciárias passam a valer a partir de 1º março

SVG: calendario 07/02/2020
SVG: tag Reforma da Previdência
Andes cria calculadora para que docentes conheçam o impacto em seus vencimentos
Veja todas as notícias