Empobrecimento docente é um dos efeitos da reforma previdenciária, explica professor SVG: calendario Publicada em 02/04/19 18h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/04/19 18h09m
SVG: views 1778 Visualizações

Sedufsm teve participação na segunda, 1º de abril, de reunião com docentes no CCNE

Alt da imagem
Diretor da Sedufsm, professor Gihad Mohamad, participou de agenda no CCNE

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2019 traz efeitos extremamente prejudiciais às aposentadorias dos trabalhadores, sejam do setor privado ou do setor público. No caso dos professores, o impacto causará “um empobrecimento”, analisa o professor Gihad Mohamad, do curso de Engenharia Civil, também diretor da Sedufsm. Ele participou, na tarde de segunda, 1º de abril, de uma reunião do Conselho do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A agenda faz parte da série de encontros que o sindicato tem procurado realizar com a categoria na UFSM.

O empobrecimento a que se refere o diretor da Sedufsm tem relação com um dos pontos que consta do projeto do governo Bolsonaro que está em apreciação na Câmara Federal, e que depois terá que passar também pelo Senado. Esse ponto trata da criação de uma contribuição extraordinária, cuja previsão é ser posta em prática em caso de haver déficit na previdência da União, estados, distrito federal e municípios. A partir de detectado esse déficit, esses entes da federação estariam autorizados a instituir uma contribuição extraordinária, através de alíquotas progressivas, o que ampliaria excepcionalmente a base das contribuições devidas por aposentados e pensionistas, num período que chegaria a 20 anos.

Dessa forma, conforme o professor Gihad Mohamad, o governo estaria realizando, do ponto de vista prático, um confisco salarial, que poderia ser ainda mais piorado no caso de não haver correção na tabela do Imposto de Renda. Durante a reunião com os membros do conselho do CCNE, o representante da Sedufsm colocou-se à disposição para participar de outras reuniões, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os diversos aspectos da reforma da previdência.

FREDERICO E PALMEIRA- Nesta quinta, 4 de abril, integrantes da Diretoria da Sedufsm, juntamente com um dos advogados da assessoria jurídica, participarão nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões de reuniões para discutir essa temática.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm convoca assembleia para a próxima quinta, 10 de fevereiro

SVG: calendario 04/02/2022
SVG: tag Reforma da Previdência
Deliberação sobre greve unificada do funcionalismo está na pauta

Previdência do servidor sofre novas alterações em 2021

SVG: calendario 06/01/2021
SVG: tag Reforma da Previdência
Regra de transição exigirá, no mínimo, 98 pontos para homens e 88 para mulheres

Novas alíquotas previdenciárias passam a valer a partir de 1º março

SVG: calendario 07/02/2020
SVG: tag Reforma da Previdência
Andes cria calculadora para que docentes conheçam o impacto em seus vencimentos
Veja todas as notícias