Notícias

04/04/2019   05/04/2019 09h18 | A+ A- | 182 visualizações

Comitê de Santa Maria terá delegação no III Encontro Nacional de Educação

O Encontro ocorrerá na Universidade de Brasília nos dias 12, 13 e 14 de abril


Imagem do II ENE, realizado em 2016, em Brasília

O comitê de Santa Maria para o III Encontro Nacional de Educação (ENE) já está em processo de organização para o evento. A terceira edição do ENE ocorre na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 12, 13 e 14 de abril, trazendo o tema "Por um projeto classista e democrático de educação" e reunindo participações de diversos estados. O comitê municipal, composto por entidades e coletivos que constroem o ENE, levará 21 participantes ao encontro. Juntamente com a delegação de Santa Maria, estarão 21 participantes de Porto Alegre, que compartilharão o mesmo transporte.

De acordo com Maristela da Silva Souza, diretora da Sedufsm e representante no comitê municipal do ENE em Santa Maria, a organização da delegação santa-mariense foi feita a partir de um levantamento de interessados em participar do encontro e, posteriormente, de uma triagem das pessoas que participaram das etapas municipal e estadual. A etapa municipal do Encontro foi realizada nos dias 15 e 16 de junho de 2018, na Escola Cilon Rosa, e a etapa estadual nos dias 24, 25 e 26 de agosto, em Porto Alegre. Maristela coloca que não há mais lugares disponíveis no ônibus da delegação, mas caso haja pessoas interessadas em participar do encontro, existe a possibilidade se inscrever e ir individualmente. 

Entre os participantes do evento estão estudantes e professores, principalmente da educação básica. Durante as duas etapas anteriores do encontro, foram escritas cartas com resoluções e propostas a serem levadas à etapa nacional do Encontro. Segundo Maristela, no último sábado (30), realizou-se uma plenária de atualização para incluir na carta estadual o que será levado para o ENE. “As propostas estão na carta, uma das questões que está sendo encaminhada é a greve geral”, afirma.

Maristela ainda colocou que, após o retorno da etapa nacional, os comitês municipais voltam a se reunir para encaminhar as propostas do III ENE.

Na semana passada, a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) divulgou que as inscrições para o evento foram prorrogadas até o dia 8 de abril.

Como realizar a inscrição?

O primeiro passo necessário para a inscrição no encontro é o pagamento da taxa de inscrição. Em seguida, deve-se preencher a ficha de inscrição, que pode ser acessada aqui.

Há três faixas de taxa de inscrição. Docentes da Educação Superior e EBTT devem pagar 150 reais. Docentes da Educação Básica e Trabalhadores Técnico-Administrativos da Educação Básica e da Educação Superior, bem como trabalhadores de outras categorias, pagarão 80 reais. Já os estudantes de todos os níveis devem pagar 40 reais.

A inscrição inclui a participação no evento, alimentação e espaço para acampamento na UnB. Movimentos populares estão isentos da taxa de inscrição. Para tal, suas coordenações devem entrar em contato diretamente com a organização do evento por meio do email eneducacao2019@gmail.com

Orientações

Antes de se inscrever no III ENE, é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Depois, é necessário anexar o comprovante de pagamento no campo da ficha de inscrição específico para esse fim.

A taxa de inscrição deverá ser paga por transferência ou depósito. Não será permitida a inscrição por depósito em envelope em caixa eletrônico.

Conta 21369-1, agência 3599-8.

Banco do Brasil.

CNPJ: 00676296/0001-65.

Em caso de falta de envio do comprovante por meio da ficha, a inscrição será desconsiderada. Dúvidas? Envie e-mail para eneducacao2019@gmail.com

Texto: Lucas Reinehr (estagiário de jornalismo), com informações de ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich (jornalista)

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet