UFSM perde 27 bolsas de pós-graduação com cortes federais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/05/19 20h22m
SVG: views 3051 Visualizações

Medida da Capes atinge bolsas de fomento equivocadamente classificadas como “sem uso”

Alt da imagem
Pró-Reitoria da UFSM afirma que bolsas da pós não estavam 'sem uso', conforme alegou a Capes

Num balanço inicial realizado nesta quinta, dia 9, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPGP) da UFSM, a instituição está perdendo de imediato um total de 27 bolsas, sendo 13 de mestrado, 13 de doutorado, e uma de pós-doutorado. O corte, que atingiu todas as universidades, e todas as áreas do conhecimento de forma indiscriminada, é resultado de uma medida anunciada na última quarta (8), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, de recolhimento das cotas de bolsas não utilizadas no mês de abril, por suposta “falta de uso”.

A medida, que foi efetuada sem qualquer consulta às universidades e aos institutos federais, tem seu argumento central contestado pela gestão da UFSM. Conforme nota divulgada pelo gabinete do reitor Paulo Burmann, no início da noite desta quinta, as bolsas cortadas por estarem “ociosas” na verdade referiam-se às cotas recentemente liberadas, após as defesas de teses e dissertações, e que seriam repassadas a novos estudantes. Esclarece ainda a gestão da UFSM que a instituição também tinha planos de remanejar algumas dessas bolsas para novos cursos de mestrado e doutorado da Instituição.

Conforme publicado no site do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), foram recolhidas pela Capes as bolsas dos seguintes programas: Programa de Demanda Social (DS); Programa de Excelência Acadêmica (PROEX); Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC); Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e o Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).

Orçamento cortado em 22%

Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o contingenciamento do governo federal atinge em 22% o orçamento da CAPES, que é responsável por cerca de 80% das bolsas de estudo nacionais. Os cortes de bolsas não atingem apenas os estudantes da rede federal, mas também estudantes de universidades estaduais, municipais e de instituições privadas. A ANPG tenta reverter os cortes na justiça, junto a outras entidades estudantis.

UFSM

Na nota pública divulgada pela reitoria da UFSM é informado que a PRPGP está em constante contato com os órgãos de fomento e com a Capes, especialmente, para obter esclarecimentos, e que novas informações podem surgir a qualquer momento. A universidade informa ainda que, na instituição, os cursos de mestrado possuem 2.222 estudantes, os de doutorado 1.709 acadêmicos, e mais 122 em pós-doutoramento. Após esse corte, a instituição segue com 672 bolsas de mestrado e 470 de doutorado, concedidas pela Capes.

Confira a íntegra da nota da Reitoria da UFSM.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Gabinete do Reitor/ PRPGP e ANDES-SN/APG
Foto: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias