Sedufsm repudia autoritarismo contra a UFGD SVG: calendario Publicada em 26/06/19 17h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/06/19 17h05m
SVG: views 1274 Visualizações

Sindicato critica intervenção do governo federal e reafirma autonomia e democracia interna das universidades

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm lançou nesta quarta-feira, 26 de junho, uma nota “em defesa da autonomia universitária e pelas liberdades democráticas”, referente ao episódio ocorrido na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Na nota, a diretoria do sindicato denuncia o desrespeito do MEC e do Governo Federal ao processo de consulta paritária para a escolha de reitor(a) da UFGD.

A intervenção do governo no processo de consulta da UFGD aconteceu no dia 10 de junho, quando foi indicada para reitora pro tempore (temporária) a professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio. O MEC ignorou a lista tríplice elaborada depois de consulta prévia à comunidade universitária. Formada pelos professores Etienne Biasotto, Jones Dari Goettert e Antônio Dari Ramos, a relação foi enviada em março pela UFGD, mas devolvida pelo MEC, que apontou irregularidade na escolha dos nomes.

Ainda, a Sedufsm reafirma a sua defesa intransigente da autonomia universitária e da democracia interna das Instituições Federais de Ensino.

Leia a nota na íntegra:

"NOTA DA DIRETORIA DA SEDUFSM/ANDES-SN EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E PELAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS. NÃO AO AUTORITARISMO NA UFGD!

O ano de 2019 entra para a história recente como o período de intensificação do desmonte das instituições públicas e do serviço público, e em especial, nesse cenário, a educação vem ganhando destaque. Os ataques à autonomia universitária e às liberdades democráticas e os seus desdobramentos marcaram, essa semana, o processo de consulta paritária para a escolha de Reitor(a) na Universidade Federal de Grande Durados (UFGD), pois o Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC) desrespeitaram o resultado das eleições (consulta à comunidade universitária) com a indicação de uma interventora como reitora pró-tempore da instituição.

Diante do exposto, a SEDUFSM/ANDES-SN mais uma vez vem reafirmar sua defesa intransigente da autonomia universitária e da democracia interna das Instituições Federais de Ensino. A ação do MEC é considerada por nós absurda, um ato autoritário e antidemocrático! Repudiamos tal ação e exigimos que o Governo Federal respeite a decisão do Conselho Universitário! Manifestamos nosso apoio e solidariedade à(o)s estudantes, docentes e técnico(a)s dessa instituição. Em defesa da educação e da autonomia universitária, tirem as mãos da UFGD!

Santa Maria 17 de junho de 2019."

Texto: Lucas Reinehr (estagiário de jornalismo)

Edição: Fritz Rivail (jornalista)

Foto: Vinicius Araujo/Dourados News

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias