Notícias

08/07/2019   08/07/2019 17h44 | A+ A- | 304 visualizações

Trabalho de Comunicação da Sedufsm repercute bastante nas redes sociais

Cobertura de atos públicos tornou mídias do sindicato espaço de registro das lutas locais


Durante os meses de maio e junho, as redes sociais da Sedufsm tiveram um incremento de audiência e alcance geral significativo, o que acaba se refletindo, ainda que com índices menos retumbantes, no site da entidade. Os números demonstram a posição de referência que o trabalho da assessoria de comunicação da Sedufsm ocupa quando o assunto é manifestações de rua em Santa Maria. Apenas considerando os três dias de atos públicos- dia 15 de maio; 30 de maio e 14 de junho – foram mais de 400 mil timelines alcançadas no Facebook.

O dia 15 de maio marcou a Greve Geral do Setor de Educação, um movimento nacional que se opôs aos cortes orçamentários promovidos pelo governo Bolsonaro na educação. Em Santa Maria, os protestos tomaram a forma de um dos maiores atos de rua da cidade desde 2013. A Sedufsm cobriu todos os eventos do dia 15, desde o começo da manhã até a marcha, que terminou à noite. O material produzido sobre a Greve Geral da Educação gerou um alcance orgânico (ou seja, sem impulsionamento pago) no Facebook de mais de 100 mil por dia entre os dias 14 e 16 de maio. Isso quer dizer que as postagens, matérias fotos e vídeos produzidos pelo Sindicato apareceram 312 mil vezes nas timelines dos seguidores e interessados nos protestos em pouco mais de 72 horas. O engajamento, número de curtidas, compartilhamentos, comentários e demais interações com o conteúdo, também foi muito acima dá média neste período: foram mais de 104 mil envolvimentos com as publicações da Sedufsm no Facebook.

O dia 30 de maio marcou um novo protesto contra os cortes do governo na educação, especialmente nas Universidades Federais. Mesmo com chuva e apenas 15 dias após um grande ato de rua, o centro de Santa Maria foi tomado por guarda-chuvas e palavras de ordem. Nas redes sociais, mais um vez a Sedufsm se mostrou uma referência para coberturas de eventos e manifestações políticas em Santa Maria. Nos dias 29, 30 e 31 de junho, o conteúdo produzido pela assessoria de comunicação alcançou mais de 87 mil timelines, com um engajamento de mais de 52 mil envolvimentos com as publicações. Tudo, novamente, de forma orgânica.

O dia 14 de junho foi o dia da Greve Geral dos Trabalhadores em defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência. A Sedufsm novamente esteve presente em todos os atos do dia de lutas e registrou tudo em matérias, fotos e vídeos. À noite, o ato novamente levou milhares às ruas do centro da cidade. Após o ato, como já virou tradição, as fotos do protesto foram para a página da Sedufsm no Facebook e internautas procuram amigos e a si mesmo no vídeo da marcha. Devido à campanha “É Greve porque é Grave” lançada pela Sedufsm em parceria com a Assufsm , Atens e Sinasefe, o engajamento em torno do dia 14 de junho foi mais duradouro, gerando um alcance de mais de 62 mil timelines entre os dias 10 e 15 de junho.

Durante o período entre o dia 14 de maio e o dia 15 de junho, a página da Sedufsm no face teve um incremento de quase mil seguidores, saindo de 7,6 mil curtidas para 8,6 mil. Um aumento na ordem de 12% no período de um mês.

Twitter e instagram

A Sedufsm também tem um perfil, desde o final de 2010, no twitter, espaço virtual em que são postadas chamadas para notícias do site, além de fotos e vídeos. O perfil tem um total de 1.100 seguidores. Mais recentemente, também foi criada uma conta da Sedufsm no Instagram, que é uma rede social em ascensão. Apesar do perfil ter sido criado há poucos meses, já possui 507 seguidores e alcançou um bom nível de interação nos três eventos citados acima: 15 de maio, 30 de maio e 14 de junho. Os vídeos tiveram visualizações que variaram de 180 a 230 perfis.

 Texto: Ivan Lautert com a colaboração de Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet