ANDES-SN cobra postura mais incisiva de reitores federais sobre o 'Future-se' SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/07/19 16h38m
SVG: views 1131 Visualizações

Sindicato Nacional dos Docentes se reuniu com a Andifes na quarta, dia 17 de julho

Alt da imagem

Na quarta-feira, 17 de julho, o ANDES-Sindicato Nacional e a Fasubra Sindical participaram de uma reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para conhecer o posicionamento da entidade sobre o projeto “Future-se”.  O programa foi apresentado para reitores de diversas instituições de ensino superior (IES) e dos institutos federais (IF) de todo o país na terça, 16, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. De acordo com a pasta, o objetivo é o de ampliar a captação de recursos privados para instituições de ensino. Depois da reunião, os reitores avaliaram o cenário e as próximas ações frente ao projeto “Future-se”.

A secretária-geral do ANDES-SN, Eblin Farage, explica que a reunião com a Andifes foi importante para escutar o posicionamento da instituição diante de mais um ataque à educação pública, gratuita e de qualidade. Entretanto, segundo ela, é necessário um posicionamento mais ágil e incisivo da Andifes ao programa. “Não há o que ser negociado nesse projeto. Ele tem que ser barrado no seu conjunto, pois destrói o sentido público e altera a forma de gestão da universidade. Além disso, ataca a autonomia, em especial, ao que se refere à produção do conhecimento, que ficará subordinada aos interesses dos investidores”, analisou a docente.

O presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte, apontou que, após a proposta apresentada no encontro com o ministro, a Associação vai solicitar aos reitores para que criem grupos de trabalhos para discutir o projeto nas IES. Ele afirmou que cada instituição tem autonomia para tomar a decisão própria e convidou o ministro da Educação para a próxima reunião do pleno da Andifes, para que os representantes da entidade possam apresentar à Weintraub quais os impactos da proposta na gratuidade do ensino, carreira e orçamento, entre outros.

Fonte: ANDES-SN
Foto e edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias