Notícias

06/08/2019   06/08/2019 14h13 | A+ A- | 422 visualizações

Devemos retornar ao radicalismo e construir a revolução brasileira, diz Ouriques

Nildo Ouriques, professor da UFSC, esteve em Santa Maria e concedeu entrevista à Sedufsm


Ouriques é um ardoroso defensor do que ele chama de 'revolução brasileira'

"O radicalismo brasileiro de esquerda, que surgiu nas lutas operárias, foi esterilizado pelas suas lideranças mais importantes. Devemos retornar a este radicalismo e construir a revolução brasileira", defendeu Nildo Ouriques, economista com diversas obras publicadas, e docente do departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Nesta entrevista concedida à assessoria de imprensa da Sedufsm, Nildo Ouriques fala da atual situação política na América Latina, passando pela Venezuela, um de seus grandes objetos de estudo, respondendo ainda sobre a saúde econômica do Brasil. Ouriques também opinou sobre o que considera o melhor caminho a ser trilhado pela esquerda para a construção do que ele chama de revolução brasileira. Tanto na entrevista como durante a palestra, o professor argumentou que o Brasil só alcançará um patamar diferente quando a sociedade romper com a visão subalterna e dependente que nos guia enquanto nação, se negando a fazer o jogo das elites. Ele é contra a conciliação de classes, daí o motivo de criticar duramente o período dos governos petistas.

Nildo Ouriques esteve em Santa Maria para participar de bancas de mestrado e ministrou a palestra “Crítica da razão acadêmica: a função da educação no capitalismo dependente” no auditório da Sedufsm. Veja aqui um resumo do que foi  palestra no dia  30 de julho, no Auditório da Sedufsm. A realização do evento foi do Kairós (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre trabalho, educação e políticas públicas) da UFSM, com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e da Sedufsm. Além de docente e pesquisador, Ouriques tem militância partidária no PSol em Santa Catarina.

Confira a íntegra da entrevista:

Texto site: Ivan Lautert e Fritz R. Nunes
Entrevista em vídeo e fotos: Rafael Balbueno e Ivan Lautert
Assessoria de imprensa da Sedufsm

  



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet