Segmentos fazem ato na UFSM em defesa da educação SVG: calendario Publicada em 13/08/19 12h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/19 12h38m
SVG: views 1083 Visualizações

Paralisação de educadores neste 13 de agosto tem abrangência nacional

Alt da imagem
Ato no campus de Santa Maria iniciou pouco depois das 7h da manhã

A UFSM, assim como centenas de instituições educacionais do país, entre universidades, institutos federais, escolas públicas, aderiu nesta terça, 13 de agosto, à greve nacional do setor de educação. A paralisação tem por principal objetivo protestar contra os cortes de recursos promovidos pelo governo federal e foi convocada por centrais sindicais e diversas entidades ligados ao setor educacional, entre elas, o ANDES-SN. O programa ‘Future-se’, já apelidado de ‘Fature-se’, também foi repudiado pelos manifestantes que, desde 7h15 da manhã se postaram no arco de entrada do campus de Santa Maria, fechando uma das vias da Avenida Roraima por 5 minutos e liberando por outros 5. O momento em que era fechada a entrada, ocorria a distribuição de panfletos e diálogo com motoristas e pedestres.

Algumas faixas estendidas pelos manifestantes sintetizavam bem o sentimento dos segmentos da UFSM, que é de preocupação e ao mesmo tempo repúdio com a situação calamitosa vivida pelas instituições de ensino superior federais. Dentre as mensagens: “Educação é resistência”; “Nossa arma é a educação’; “Levante-se contra o Future-se”; “Não aos cortes- investimento em pesquisa gera emprego, saúde e desenvolvimento”. Além das faixas, os panfletos eram entregues a quem adentrava a universidade, não apenas pela avenida Roraima a pé, mas até mesmo dentro dos ônibus.

No campus da UFSM em Frederico Westphalen, conforme relato de docentes daquela Unidade, poucos professores deram aula pela manhã e houve concentração de docentes e integrantes dos outros segmentos no hall de entrada do prédio principal, conforme destacamos na foto a seguir. No turno da tarde, professores que aderiram à paralisação vão distribuir panfletos com o mesmo conteúdo do que circulou em Santa Maria, que critica o programa ‘Future-se’.

Em Santa Maria, a partir de 16h desta terça, 13 de agosto, ocorre ato público na praça Saldanha Marinho. Além da comunidade universitária, segmentos ligados à educação pública da cidade também se somarão às manifestações.

(MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)

 

Texto: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos: Fritz Nunes (Santa Maria) e Luciana Carvalho (Frederico Westphalen)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias