Docentes do campus de Santa Maria aprovam indicativo de greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/08/19 20h58m
SVG: views 3012 Visualizações

Entre as pautas do movimento estão a rejeição ao ‘Future-se’ e o imediato descontingenciamento de verbas

Alt da imagem
Plenária ocorreu no Audimax (auditório do prédio 16 do campus de Camobi).

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, os/as docentes do campus da UFSM em Santa Maria aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado. As três principais reivindicações são o descontingenciamento imediato das verbas da universidade, a rejeição integral do projeto ‘Future-se’ e o atendimento, por parte do governo, da pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aprovada no último Congresso do ANDES-SN e protocolada no início deste ano no Ministério da Economia. A pauta está disponível na aba 'Relatórios e documentos' do site da Sedufsm.

A plenária desta terça atendeu orientação do ANDES-SN de que as seções sindicais realizassem rodadas de assembleia para deliberar sobre a possibilidade de greve da categoria. Neste final de semana, dias 24 e 25, o setor das IFES do Sindicato Nacional reúne-se em Brasília a fim de mapear os resultados das assembleias de base país afora. Se a maioria das plenárias tiver aprovado o indicativo de greve, é possível que já haja a formalização de uma data para deflagração efetiva do movimento paredista. Quem levará as decisões dos docentes da UFSM a Brasília será o presidente da Sedufsm, Júlio Quevedo.

Frederico, Palmeira e Cachoeira

Nesta quinta-feira, 22, é a vez de os/as docentes dos campi da UFSM em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul decidirem sobre a entrada em greve. A pauta é a mesma em todas: Informes; Deliberação sobre greve por tempo indeterminado nas Instituições Federais de Ensino; Assuntos gerais.

Veja, abaixo, os horários e locais:


UFSM FREDERICO WESTPHALEN

Dia: Quinta, 22 de agosto

Horário: 8h30 (1ª chamada); 9h (2ª chamada)

Local: Centro de Convivência.

UFSM PALMEIRA DAS MISSÕES

Dia: Quinta, 22 de agosto

Horário: 13h30 (1ª chamada); 14h (2ª chamada)

Local: Sala 206 (prédio 1).

UFSM CACHOEIRA DO SUL

Dia: Quinta, 22 de agosto;

Horário: 9h30 (1ª chamada); 10h (2ª chamada);

Local: Auditório do bloco 1 (sala 102, no térreo).

Sensibilização

Mesmo sem greve, a Sedufsm já vem se articulando junto ao Comando de Mobilização da UFSM (composto por representantes dos três segmentos da instituição – docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes) para promover ações de diálogo e sensibilização sobre o ‘Future-se’. Como exemplo, o vice-presidente da Sedufsm, João Carlos Gilli Martins, citou as reuniões em departamentos e visitas às salas de aula.

Em caso de greve, a ideia, segundo defenderam os presentes à assembleia, é construir uma agenda de debates que inclua não apenas a comunidade universitária, mas toda a população de Santa Maria e região, visto o papel central cumprido pela UFSM. Outro eixo bastante destacado nas intervenções foi o diálogo com os/as conselheiros/as da universidade, a fim de que, a exemplo dos Conselhos Universitários da UFPel e da UFRJ (e de outras oito universidades brasileiras), rejeitem o ‘Future-se’ quando este for colocado em pauta.

Júlio Quevedo ressalta que o ‘Future-se’ vem na contramão de todo o projeto de universidade já formulado pelo ANDES-SN – e sintetizado no Caderno 2, que pode ser lido na aba 'Publicações do ANDES-SN' do site da Sedufsm. “Nós não precisamos do ‘Future-se’ e sim de uma universidade pública, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada”, disse o dirigente.

Amazônia e desmandos ambientais

Outro encaminhamento da assembleia desta quarta foi a construção de uma nota pública em repúdio às queimadas na Amazônia e à política de desmandos ambientais como um todo, do que são exemplos os projetos predatórios de mineração em vigência no Rio Grande do Sul.


Texto: Bruna Homrich

Fotos: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias