Notícias

21/08/2019   21/08/2019 20h58 | A+ A- | 1324 visualizações

Docentes do campus de Santa Maria aprovam indicativo de greve

Entre as pautas do movimento estão a rejeição ao ‘Future-se’ e o imediato descontingenciamento de verbas


Plenária ocorreu no Audimax (auditório do prédio 16 do campus de Camobi).

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, os/as docentes do campus da UFSM em Santa Maria aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado. As três principais reivindicações são o descontingenciamento imediato das verbas da universidade, a rejeição integral do projeto ‘Future-se’ e o atendimento, por parte do governo, da pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aprovada no último Congresso do ANDES-SN e protocolada no início deste ano no Ministério da Economia. A pauta está disponível na aba 'Relatórios e documentos' do site da Sedufsm.

A plenária desta terça atendeu orientação do ANDES-SN de que as seções sindicais realizassem rodadas de assembleia para deliberar sobre a possibilidade de greve da categoria. Neste final de semana, dias 24 e 25, o setor das IFES do Sindicato Nacional reúne-se em Brasília a fim de mapear os resultados das assembleias de base país afora. Se a maioria das plenárias tiver aprovado o indicativo de greve, é possível que já haja a formalização de uma data para deflagração efetiva do movimento paredista. Quem levará as decisões dos docentes da UFSM a Brasília será o presidente da Sedufsm, Júlio Quevedo.

Frederico, Palmeira e Cachoeira

Nesta quinta-feira, 22, é a vez de os/as docentes dos campi da UFSM em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul decidirem sobre a entrada em greve. A pauta é a mesma em todas: Informes; Deliberação sobre greve por tempo indeterminado nas Instituições Federais de Ensino; Assuntos gerais.

Veja, abaixo, os horários e locais:


UFSM FREDERICO WESTPHALEN

Dia: Quinta, 22 de agosto

Horário: 8h30 (1ª chamada); 9h (2ª chamada)

Local: Centro de Convivência.

UFSM PALMEIRA DAS MISSÕES

Dia: Quinta, 22 de agosto

Horário: 13h30 (1ª chamada); 14h (2ª chamada)

Local: Sala 206 (prédio 1).

UFSM CACHOEIRA DO SUL

Dia: Quinta, 22 de agosto;

Horário: 9h30 (1ª chamada); 10h (2ª chamada);

Local: Auditório do bloco 1 (sala 102, no térreo).

Sensibilização

Mesmo sem greve, a Sedufsm já vem se articulando junto ao Comando de Mobilização da UFSM (composto por representantes dos três segmentos da instituição – docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes) para promover ações de diálogo e sensibilização sobre o ‘Future-se’. Como exemplo, o vice-presidente da Sedufsm, João Carlos Gilli Martins, citou as reuniões em departamentos e visitas às salas de aula.

Em caso de greve, a ideia, segundo defenderam os presentes à assembleia, é construir uma agenda de debates que inclua não apenas a comunidade universitária, mas toda a população de Santa Maria e região, visto o papel central cumprido pela UFSM. Outro eixo bastante destacado nas intervenções foi o diálogo com os/as conselheiros/as da universidade, a fim de que, a exemplo dos Conselhos Universitários da UFPel e da UFRJ (e de outras oito universidades brasileiras), rejeitem o ‘Future-se’ quando este for colocado em pauta.

Júlio Quevedo ressalta que o ‘Future-se’ vem na contramão de todo o projeto de universidade já formulado pelo ANDES-SN – e sintetizado no Caderno 2, que pode ser lido na aba 'Publicações do ANDES-SN' do site da Sedufsm. “Nós não precisamos do ‘Future-se’ e sim de uma universidade pública, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada”, disse o dirigente.

Amazônia e desmandos ambientais

Outro encaminhamento da assembleia desta quarta foi a construção de uma nota pública em repúdio às queimadas na Amazônia e à política de desmandos ambientais como um todo, do que são exemplos os projetos predatórios de mineração em vigência no Rio Grande do Sul.


Texto: Bruna Homrich

Fotos: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!

Comentários



Sérgio Jahn disse...

Dia 22/08/19 às 11:29

Quando foi realizada a convocatória para a assembleia que deliberou pela greve?
Que eu me recorde não recebi nenhuma convocação com pauta específica para essa deliberação.

Assessoria de imprensa Sedufsm disse...

Dia 22/08/19 às 14:52

Prezado professor Sérgio!

A convocatória foi realizada de forma similar ao que já vem ocorrendo há bastante tempo.
Há uma notícia no site da Sedufsm, publicada no dia 14 de agosto último, que foi publicada neste mesmo dia à página da Sedufsm no facebook, assim como publicada no perfil no twitter. Da mesma forma, esta notícia foi destacada no boletim eletrônico semanal da Sedufsm, que é enviado para os professores sindicalizados. A mesma notícia, com a pauta e outros detalhes, foram enviados em nota curta à lista de e-mais dos filiados. Se por acaso o sr. não estiver recebendo algum desses materiais, favor entrar em contato com a secretaria da Sedufsm. Obrigado!

P.S. Divulgamos ainda no perfil da Sedufsm no instagram e saíram pequenas notas jornalísticas no site do Claudemir Pereira e no Diário de Santa Maria. Temos ainda, no caso de haver interesse, uma lista de números de professores pelo whatsapp, que podemos cadastrar para recebimento de informações.



Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet