ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

02/09/2019   02/09/19 17h34 | A+ A- | 675 visualizações

Jornal da Sedufsm analisa pontos críticos do ‘Future-se’

Edição também conta a história de um clube que se reúne para ler autoras mulheres em Santa Maria


Edição já está circulando entre os/as sindicalizados/as

Quebra da autonomia universitária, fragilização do regime de Dedicação Exclusiva, submissão da pesquisa acadêmica aos interesses de empresas privadas, sobrecarga de trabalho e entrega do patrimônio público para ser gerido por Organizações Sociais (OS). Esses são alguns dos pontos centrais do ‘Future-se’, projeto apresentado pelo ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, às universidades e institutos federais brasileiros. E são esses os pontos desmembrados nesta edição do jornal da Sedufsm (Especial, págs. 4 e 5), que pode ser lida aqui. A partir de análises feitas por professores/as de todo o país, apontamos os principais riscos do programa que na UFSM, assim como em diversas outras universidades, vem sendo rejeitado firmemente por estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação.

Já na página 6 trazemos uma entrevista com o economista e professor de História da USP, Osvaldo Coggiola, que analisa o primeiro semestre do governo Bolsonaro, especialmente no que tange à confirmação ou não das expectativas plantadas durante sua campanha. Se por um lado ele vem dando cabo a prometidos projetos privatistas e de restrição de direitos, por outro temos visto um deslocamento do poder político do Executivo para o Parlamento. Mais que isso, o docente sinaliza possíveis táticas a serem adotadas pelas forças progressistas para serem assertivas na encarniçada disputa política.

Outros temas também preenchem as oito páginas desta edição, a exemplo do clube de leitura ‘Bem ditas’, em Santa Maria, e da produção orgânica e coletiva desenvolvida pelos/as agricultores/as da Comuna Pachamama, em São Gabriel.

O jornal da Sedufsm é entregue, em sua versão impressa, nas caixas de correio dos/as professores/as sindicalizados/as.

*Caso você seja sindicalizado/a e não esteja recebendo nosso jornal em sua casa, entre em contato com o sindicato através do email sedufsm@terra.com.br ou nos fones (55) 3222-5765 e (55) 999358017.

**Se você tem alguma proposta de pauta para a próxima edição do jornal, pode entrar em contato conosco por esses mesmos endereços.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet