‘Grito dos Excluídos’ em defesa da Educação e da Amazônia SVG: calendario Publicada em 09/09/19 16h17m
SVG: atualizacao Atualizada em 09/09/19 16h49m
SVG: views 1734 Visualizações

Manifestações contra o governo marcaram feriado da Independência

Alt da imagem
Protesto teve aula pública sobre a Amazônia, na Praça Saldanha Marinho

O feriado da Independência (7 de setembro) foi marcado por protestos em todo o país. Em Santa Maria, dezenas de pessoas reuniram-se na praça Saldanha Marinho no último sábado. O evento, denominado 'Grito dos Excluídos', iniciou com uma aula pública interdisciplinar que relacionou os problemas na Amazônia a questões como o agronegócio, a soberania nacional, os direitos dos povos indígenas e a luta pela educação. Participaram da mesa o professor do curso de Relações Internacionais da UFSM, Bruno Hendler; o membro da Associação de Pós-Graduandos da UFSM, Bruno Schreiner; a diretora da União Estadual dos Estudantes, Alana Gonçalves; e o estudante indígena da UFSM, Rodrigo Mariano.

Logo após o debate, os (as) manifestantes fizeram uma caminhada pelo calçadão Salvador Isaía e denunciaram, nos gritos de ordem, as tentativas de privatização da educação orquestradas pelo governo Bolsonaro.

Dentre os outros lugares do país que registraram mobilizações no último sábado estão Teresina (PI), Campinas (SP), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Cariacica (ES), Aracaju (SE).

Desfile às custas do povo

Enquanto estudantes e trabalhadores protestavam em todo o país contra os desmandos ambientais, o corte de verbas na Educação e a Reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro desfilava, na capital federal, em um carro da marca Rolls Royce e dividia o palanque com figuras como o bispo Edir Macedo, o apresentador de TV, Silvio Santos, e o empresário Luciano Hang.

Segundo o “Diário Oficial da União”, o desfile deste ano custou R$ 971,5 mil, valor 19% superior ao de 2018, orçado em R$ 816,8 mil.

Texto: Bruna Homrich, com informações de CSP-Conlutas

Fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias