Assembleia de pós-graduandos da UFSM sinaliza para a greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/09/19 17h59m
SVG: views 1543 Visualizações

Plenária nesta quarta, 11, foi antecedida por caminhada de estudantes mesmo sob chuva

Alt da imagem

Em assembleia ocorrida no final da tarde desta quarta, 11, os estudantes de pós-graduação que lotavam o Auditório Sérgio Pires apontaram para um indicativo de greve a partir de 24 de setembro. Conforme um dos integrantes da Associação de Pós-Graduandos da UFSM (APG), Bruno Schreiner, os motivos que levaram a essa deliberação são os cortes de bolsas e também o congelamento das verbas do orçamento da universidade, que ameaça deixar os estudantes sem Restaurante Universitário (RU). Schreiner também ressalta que a ideia é fazer uma nova plenária no dia 24 de setembro, mas que esta precisa ser construída junto com o DCE e as demais entidades representativas de docentes e técnico-administrativos.

Ainda segundo o dirigente da APG, foram aprovadas outras proposições, como por exemplo, a construção das manifestações dos dias 2 e 3 de outubro, que estão sendo chamadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com outras entidades, como a CNTE. O site da UNE informa que serão 48h de luta e paralisação, sendo que no dia 2 deverão ocorrer manifestações em todo o país e um ato público em Brasília, e no dia 3, o que está sendo chamado de “aula na rua”. As duas palavras de ordem são: “contra os cortes e pelo pagamento de todas as bolsas do CNPq”.

Bruno Schreiner destaca ainda que, dentre os encaminhamentos da plenária, estão buscar o Ministério Público (MPF) para que uma atitude seja tomada em relação aos bloqueios orçamentários e corte de bolsas. A APG também irá elaborar um documento em que condena duramente os cortes, o programa ‘Future-se’, e apontará para a construção de uma greve nacional do setor de educação.

Durante a assembleia também esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Schneider, que trouxe material audiovisual com dados sobre os cortes. A instituição perdeu recentemente 75 bolsas, mas, até o final do ano, pode aumentar para 125.

Caminhada em defesa da educação

Nem a chuva, que às vezes ficava fraca, e depois voltava forte, esmoreceu o ânimo de algumas dezenas de estudantes que realizaram ao final da tarde desta quarta, antecedendo a assembleia da APG, uma caminhada em defesa da educação. Carregando cartazes com frases contra os cortes de recursos, eles fizeram uma pequena marcha desde o Largo do Planetário até o Auditório Sérgio Pires, junto ao prédio 17 (Geociências), no campus de Camobi, local em que ocorreu assembleia da pós-graduação. Durante o trajeto, os acadêmicos chegaram a trancar, por alguns minutos, o trecho da ponte seca da Avenida Roraima.

(MAIS FOTOS, ABAIXO)

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias